Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de dezembro de 2021

Notícias | Agricultura

Conhecimento

Embrapa lança livro sobre manejo de doenças e insetos na cultura de tomates orgânicos

28 Mar 2014 - 10:23

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Embrapa lança livro sobre manejo de doenças e insetos na cultura de tomates orgânicos
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou livro abordando o manejo de tomates orgânicos, intitulado 'Irrigação da Cultura do Tomateiro Orgânico – Enfoque no manejo de doenças e de insetos-praga', de autoria do pesquisador Waldir Marouelli, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF).

Segundo informa a Embrapa, a publicação começa por expor os métodos de irrigação que podem ser usados na cultura do tomateiro em sistemas orgânicos de produção, passa pela apresentação de critérios para a seleção do sistema mais adequado para uma determinada condição, segue pelos cuidados e manutenção, avança pela necessidade de água nas diferentes fases da cultura e fecha com a apresentação de métodos simplificados para a determinação de quando e quanto irrigar.

Leia também:
Com pouco mais de 2 meses “A Boa Carne” tem quase 10 mil seguidores e lança terminal eletrônico
Cuiabá recebe no próximo dia 9 seminário sobre fontes de financiamento para commodities

De acordo com declaração do pesquisado à Embrapa, sendo o tomate uma das hortaliças mais difíceis de ser produzidas em sistema orgânico, em razão de sua alta suscetibilidade a pragas e doenças, a irrigação desempenha um importante papel dentro desse horizonte.

“A forma como a água é aplicada nas plantas de tomateiro tem efeitos na incidência de insetos-praga e, principalmente, de doenças, daí a preocupação de explicitar no livro o papel da irrigação e suas interações com outros tratos culturais adequados para o sistema orgânico”, explica Marouelli.

Ele acrescenta que os temas abordados no livro são baseados em resultados obtidos a partir de pesquisas desenvolvidas na Embrapa Hortaliças, dentro do sistema de produção de tomate orgânico, a partir de projetos de pesquisas conduzidos entre 2008 e 2011.

Junto com Marouelli, assinam a edição técnica do livro os pesquisadores Marcos Braga (Embrapa Hortaliças) e Daniel Lage (Agrícola Wehrmann). O livro pode ser adquirido através da livraria virtual da Embrapa.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet