Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

QUESTÃO INDÍGENA

FPA apresenta 21 requerimentos de convocação na Comissão Especial da PEC 215

Foto: Laycer Tomaz - Agência Câmara

FPA apresenta 21 requerimentos de convocação na Comissão Especial da PEC 215
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participou na última semana da primeira reunião da Comissão Especial da PEC 215 na Câmara dos Deputados. O colegiado definiu o cronograma de trabalho para os próximos quatro meses e os primeiros 21 requerimentos apresentados  pelos seus membros.

A PEC Homero Pereira, também conhecida conhecida como a PEC dos Índios, tem por objetivo incluir entre as competências do Congresso Nacional a definição das demarcações das terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas.

Leia mais
Setor rural comemora criação da Comissão Especial da PEC 215 sobre terra indígena no Congresso
Ministro defende que áreas produtivas têm que ser de segurança nacional e não para indígenas

No primeiro encontro os deputados discutiram a realização de audiências públicas para debater questões jurídicas aos conflitos de áreas que estão sendo demarcadas como terras indígenas em todo o Brasil tendo como referência o julgamento do caso Raposa Serra do Sol no Supremo Tribunal Federal.

O relator da Comissão Especial da PEC 215, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), um dos integrantes da FPA, diz que a expectativa é de que os deputados possam elaborar um cronograma definitivo.

"Precisamos conseguir um resultado favorável a fim de estancar esta insegurança e intranquilidade que ocorre em todo o país", comentou.

Entre as proposições da PEC 215 está a de estabelecer novos critérios para limitar as ações da Funai na abertura de novos processos demarcatórios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet