Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

trabalho no campo

FPA defende flexibilização da folga a trabalhador rural em feriados e fins de semana

Foto: Reprodução

Atividade passa por regulamentação

Atividade passa por regulamentação

Um grupo de deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniu-se com o ministro do Trabalho Manoel Dias, na última quarta-feira (7), em Brasília, para pedir a flexibilização de regras que tratam do descanso dos trabalhadores rurais.

De acordo com o deputado federal Roberto Dorner (PSD-MT), o Ministério editou uma norma que proíbe a atividade laboral aos domingos e feriados. Na avaliação do parlamentar, a norma prejudica o setor rural pois muitas vezes a colheita e o plantio precisam ocorrer em dias sem chuva.

Leia também
Seguro rural é a principal reivindicação do setor produtivo para novo Plano Safra
Mapa cria grupo de trabalho com objetivo de sugerir melhorias à política de preços mínimos

“Há um desencontro entre governo, sindicatos, produtores e trabalhadores em relação ao trabalho aos domingos e feriados. O Ministério não deveria proibir a atividade. O ministro vai estudar uma solução”, afirmou.

O deputado explica que a agricultura é uma atividade que depende muito das condições climáticas. Ele cita Mato Grosso, onde chove muito nesta época e ocorrem perdas que elevam o custo da produção. Dorner nega que o trabalhador será prejudicado com a flexibilização da regra.

“Se chove durante a semana, o peão não pode trabalhar. Daí no fim de semana abre o sol e ele não pode trabalhar porque o ministério não deixa. Tem que flexibilizar este sistema. Ninguém vai trabalhar na marra. Ninguém perderá dia de folga.”, ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet