Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de abril de 2020

Notícias / Logística

Jayme acusa Dilma de tentar "engambelar" produtor rural com promessa de ferrovia

Da Redação - Jardel P. Arruda

13 Fev 2014 - 16:00

Foto: Da Assessoria

Jayme acusa Dilma de tentar
Dois dias depois da presidente Dilma Rousseff (PT) ter prometido verbas bilionárias para a construção de ferrovias, hidrovias e melhorias nas rodovias federais de Mato Grosso, o senador Jayme Campos (DEM) apresentou um requerimento de informações ao Ministério dos Transportes sobre as obras na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Para o Democrata, os supostos investimentos não passam de “engambelação” contra o povo.

Leia mais: Ano de 2014 começa com preços mais altos para bezerros de desmama

“Queremos saber em que pé a obra está, se existe projeto, de que forma será construída e quais as fontes de investimento?”, questionou o senador. O parlamentar disse ter ficado surpreso com o fato de a presidente Dilma Rousseff não ter citado nada em relação à FICO durante a visita que fez ao município mato-grossense de Lucas do Rio Verde, nesta terça-feira, para o lançamento da safra de grãos 2013/2014.

“Causou-me surpresa. Ali havia uma expectativa muito grande de toda a população, sobretudo dos produtores rurais para que a presidente fizesse o lançamento oficialmente, ou pelo menos o anúncio de quando iniciaria essa obra”, afirmou o mato-grossense.

De acordo com a assessoria de imprensa de Jayme, a FICO está entre as principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), porém, é a mais atrasada entre as futuras ferrovias do País. A expectativa inicial era ter iniciado as obras no final de 2010, com investimentos estimados são de R$ 6 bilhões. “Nós temos que dar um basta nessa engabelação. Chega!”, criticou o senador.

Para Jayme Campos, a Ferrovia Centro-Oeste deve acelerar o escoamento da produção. “A FICO vai atender a demanda de produção não só do norte do Estado, aqueles produtores que estão ao longo da BR-163, como também os produtores da região do médio e baixo Araguaia, que é uma vasta região do nosso Estado, que, inclusive, tem hoje uma produção invejável e, a cada dia que passa, cresce ainda mais”, declarou Jayme.

Também conhecida como a ferrovia da Soja, a FICO prevê extensão de 1.065 km, passando por 16 municípios, sendo 9 de Mato Grosso: Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Canarana, Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho.

15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ademar Adams
    14 Fev 2014 às 10:31

    J. Veríssimo, vai te enxergar! Quem é você na ordem do dia?

  • Luiz
    14 Fev 2014 às 10:02

    O edital da FICO será lançado em breve , Sr. Deputado. Carecia de um parecer do TCU que foi dado na última terça feira "Aprovando com ressalvas". Portanto em breve teremos o projeto executivo da obra licitada. Sem dúvidas uma das mais mportantes obras para o Centro Oeste do Brasil.

  • bibi
    14 Fev 2014 às 09:45

    Os políticos estão desacreditados neste país, as eleições de 2014 são um ponto de interrogação!

  • CMC
    14 Fev 2014 às 08:40

    kkkkkkk, Esses Campos são uns brincalões! Olhe a situação de Várzea Grande, que foi um "feudo" deles por muitos anos!

  • Laercio
    14 Fev 2014 às 08:36

    Se não me engano o sen. Jayme já declarou que essa ferrovia seria uma utopia. Agora mudou o adjetivo. Parece estar contra.

  • josé
    14 Fev 2014 às 06:54

    Engambelar, nisso o "nobre" Senador entende bem.

  • apolo
    13 Fev 2014 às 20:55

    Olha quem está falando! Um dos maiores rabos da politica matogrossense

  • José Bonifácio
    13 Fev 2014 às 18:47

    Parabéns ao senador Jayme pela cobrança! Esse povo do PT é todo mentiroso. A quem vem de São Paulo após quarenta anos, chegou apenas a Rondonópolis, no governo FHC. A FICO nunca sairá do papel e dos discursos mentirosos do PT.

  • Gean
    13 Fev 2014 às 18:26

    Nunca fui com a cara deste sujeito que acabou com V.G., mas está na cara que foi para o interior, com conversa mole de época de campanha eleitoral, achando que só tem caipiras e que não pensam, vão na onda do papo dos PeTralhas que querem perpetuar no poder, esta ferrovia mesmo querendo não sai em 6 a 9 anos.

  • Jane Andrade
    13 Fev 2014 às 18:06

    Desde quando se cogitou a construção dessa ferrovia, o senador mato-grossense afirmou que era uma utopia, agora vem com essa de engabelar. Parece que esta do contra...

Sitevip Internet