Olhar Agro & Negócios

Sábado, 14 de dezembro de 2024

Notícias | Política

PGPM

Mapa cria grupo de trabalho com objetivo de sugerir melhorias à política de preços mínimos

09 Abr 2014 - 07:16

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Mapa cria grupo de trabalho com objetivo de sugerir melhorias à política de preços mínimos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta segunda-feira (7) a criação de um grupo de trabalho cujo objetivo é propor ações e sugerir melhorias à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).


De acordo com o ministério, o grupo é formado por representantes da pasta, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Associação Nacional das Bolsas de Mercadorias e Cereais (ANBM) e da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM).

O grupo de trabalho foi instituído pela Portaria nº 322 e tem o prazo de 60 dias para apresentar relatório final com as sugestões.

Leia também:
Frete da soja caiu em março cerca de 7% em alguns trechos ante 2013
Região norte de Mato Grosso corresponde a 14,5% da safra de verão do Brasil

“O objetivo é que seja elaborado um relatório propondo o aperfeiçoamento do processo operacional dos instrumentos utilizados na implantação da PGPM. Também serão sugeridas medidas para ampliar a contribuição das Bolsas de Mercadorias na implantação da PGPM e na comercialização agropecuária no país”, informou o Mapa.

A PGPM está instituída no Brasil desde 1966, por meio do Decreto-Lei nº 79, e garante mecanismos de apoio, sustentação e garantia de preços. Entre as modalidades adotadas no país, estão: Aquisição do Governo Federal (AGF), Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP), Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), Contrato de Opção de Venda (COV), entre outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet