A parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a Associação dos Criadores de Suíno de Mato Grosso (Acrismat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) vai gerar 900 vagas para cursos de qualificação em empreendedorismo e gestão em suinocultura. A informação éda assessoria. As vagas serão distribuídas entre os 141 municípios mato-grossenses.
A expectativa é de promover duas turmas de qualificação em empreendedorismo e gestão em suinocultura por mês e mais 38 turmas em qualificação dentro das granjas de suíno, o que deve totalizar 60 turmas de 15 alunos até o final de 2015.
Leia também:
Sistema sai do ar e pecuaristas não conseguem despachar animais por falta de GTA
Acrismat abre nova sede e investe em capacitação e transferência de tecnologia
O programa incluirá Ações Integradas de Cidadania, que tem como objetivo levar propostas de desenvolvimento local para os municípios do Estado de Mato Grosso, promovendo geração de renda, através da inclusão social e produtiva. “O objetivo é o de atender todos os municípios do Estado de Mato Grosso, na promoção de capacitação incluindo técnicas de embutidos e de aprimoramento em gestão, empreendedorismo e trabalho decente”, justifica o secretário Valdiney de Arruda.
Qualificado, o trabalhador poderá ainda ter acesso ao programa de Microcrédito do Governo, cuja nova versão será lançada nos próximos dias, e transformar-se em pequeno produtor de suíno. A intenção é unir o Governo do Estado ao setor Produtivo, iniciando pela Acrismat, por meio de entidades como o Senar.
Rui Prado, presidente da Federação Mato-grossense da Agricultura (Famato) reconheceu o empenho do governo. “Estamos assistindo um trabalho exemplar de planejamento em busca de um novo Mato Gerosso, que tem uma potência tremenda, mas que precisa de pessoas capacitadas”.
O presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado enalteceu a iniciativa. “Juntos vamos garantir qualificação e promover a cidadania, favorecendo a emancipação social e produtiva dos trabalhadores do campo”.
O secretário Valdiney de Arruda destacou a importância dos cursos para a emancipação do trabalhador. “Vamos levar qualificação aos trabalhadores da zona rural, dando-lhes oportunidade de alcançar a emancipação social, produtiva e econômica. E Para efetivar o projeto e que todo o processo alcance o resultado esperado, é de fundamental importância a parceria das prefeituras e sindicatos rurais do Estado”.
E ainda esclareceu que este modelo de parceria promoverá junto aos municípios e toda à população mato-grossense, em especial aos cidadãos social e economicamente vulneráveis, ferramentas necessárias para o desenvolvimento de habilidades, possibilitando o exercício da cidadania, bem como a inserção ou reinserção ao mundo do trabalho, onde a Setas é a pasta detentora da missão de promover essa inclusão social e produtiva.
A proposta da parceria foi apresentada pelo secretário Valdiney de Arruda e pelo diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues de Castro Júnior e prontamente aceita pelo superintendente do Senar, Tiago Matosinho, entidade que congrega o Sistema Famato.
A capacitação será operacionalizada com o apoio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, Secretaria Adjunta de Trabalho e Secretaria Adjunta de Cidadania e fará parte do Programa Estadual de Qualificação (PEQ).