As bancadas federais de Mato Grosso e de Rondônia reivindicam a inclusão de um trecho da BR 174 na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). O pedido será encaminhado à ministra do Planejamento Mirian Belchior e ao ministro dos Transportes, Cesar Borges, por sugestão do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, com quem os parlamentares se reuniram nesta quarta-feira (04), em Brasília.
O trecho reivindicado possui 240 kms e liga Vilhena (RO) a Juína (MT). Deste total, apenas 20 Kms estão asfaltados. De acordo com o senador Cidinho Santos, a pavimentação na região é importante para interligar a região noroeste de Mato Grosso a Rondônia.
Leia também
Sema assumirá licenciamento das BRs 080 e 174 a partir deste mês de fevereiro
‘Nos respiramos Mato Grosso’, diz diretor geral do Dnit sobre logística
“Principalmente para o escoamento da produção agrícola. O general conhece a realidade desta rodovia”, afirmou após a audiência.
Segundo o senador, a rodovia foi aberta em 1974 e foi federalizada entre Juína a Colniza, mas a ligação entre Juína e Vilhena ficou de fora. Cidinho disse que a sugestão do diretor do dnirt tem o objetivo de acelerar o processo.
O ministro orientou as bancadas a pedir à ministra do Planejamento Mirian Belchior a inclusão no PAC 3 e licitar a obra por meio do RDC (Regime Diferenciado de Contratações).
“Com a incisão no PAC 3, o diretor do Dnit acha que será possível contratar a obra e os projetos pelo RDC e a execução da obra em tempo mais curto”, frisou.
Participaram da audiência os senadores Cidinho, Jaime Campos (DEM), Pedro Taques (PDT), os deputados federais Valtenir Pereira (PROS) e Ságuas Moraes (PT). Por parte da bancada de Rondônia, estiveram os senadores Valdir Raupp (PMDB), Acyr Gurgacs (PDT) e Ivo Cassol (PP), os deputados federais Nilton Capixaba e Marinha Raupp e os prefeitos de Vilhena (RO) e Juína (MT).