Olhar Agro & Negócios

Sábado, 16 de novembro de 2019

Notícias / Agricultura

Primeira colheitadeira de Mamona do mundo será lançada no Farm Show em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

27 Mar 2015 - 10:34

Foto: Reprodução/Internet

Primeira colheitadeira de Mamona do mundo será lançada no Farm Show em Mato Grosso
Primavera do Leste será palco do lançamento da primeira colheitadeira mecanizada de mamona. O equipamento será apresentado na Farm Show, que ocorre no município entre os dias 07 e 10 de abril. O Brasil, segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), deverá na safra 2014/2015 colher cerca de 61,3 mil toneladas de Mamona, um incremento de 37,1% em relação a safra anterior.

A Mamona é uma oleaginosa que pode ser considerada uma opção viável para a segunda safra e uma cultura de rotação com a soja.

Leia mais:
Estoque de machos apresenta queda de 3,15% mesmo com alta do rebanho em Mato Grosso
Caminhoneiros prometem fechar rodovias dia 23 de abril se governo não regularizar tabela do frete

Até a chegada de uma máquina específica para a colheita da Mamona adaptações em colheitadeiras de milho e feijão chegaram a ser feitas, porém sem sucesso.

A máquina específica para a Mamona, de acordo com os organizadores da Farm Show, foi aperfeiçoada pelo empresário de Rondonópolis Jorge Antônio da Costa Batista. "Não só a plataforma foi desenvolvida, mas também todo o sistema de debulha da oleaginosa, sendo o primeiro que colhe e debulha em um único processo, e o produto já sai diretamente para a indústria, sem ter que passar por nenhum outro procedimento”, explica o empresário.

De acordo com a Conab, a região Nordeste é a principal produtora de Mamona no Brasil podendo registrar 61,1 mil toneladas nesta safra. Já na região Sudeste 0,2 toneladas são esperadas. Nas demais regiões do país, como o Centro-Oeste não há registros de produção no levantamento de safra 2014/2015 apresentado pela entidade ligada ao governo federal.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet