Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

infraestrutura

Principal zona de escoamento da produção do Centro-Oeste deve ganhar porto público

Foto: Reprodução

Porto público vai ampliar capacidade de escoamento da produção de MT

Porto público vai ampliar capacidade de escoamento da produção de MT

Porto Velho (RO) deve ganhar um novo porto público para ampliar a capacidade de escoamento da produção do Centro-Oeste. A informação é do indicado para dirigir a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando José de Pádua Costa Fonseca, que foi sabatinado nesta quarta-feira (26.3) durante reunião da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador licenciado Blairo Maggi (PR), Fernando Fonseca confirmou no Senado que existem projetos para a construção de um novo terminal portuário na capital de Rondônia.

Leia mais
Fila de navios nos portos diminui de 26 para 22 na semana, diz agência
China cancela novas compras de soja do Brasil; ‘É o fim do mundo’, diz Blairo Maggi

“Falo isso com base no Plano Nacional de Integração hidroviária, em que uma das medidas importantes para melhorar a oferta de serviço portuário é a recomendação de um novo porto público na região. O estudo também cita alternativas para o atendimento dessa mesma demanda”, disse o diretor.

Fonseca ressaltou a importância do setor hidroviário no escoamento de commodities, modelo adotado pelo grupo pertencente ao senador Blairo Maggi na região Centro-Oeste com a fundação da Hermasa, em Porto Velho, há pelo menos 20 anos.

O projeto da iniciativa privada com o apoio do governo do Estado de Rondônia prevê a transferência dos terminais portuários da capital para uma região mais próxima de Itacoatiara (PA) e a ampliação da capacidade de escoamento de grãos e outros produtos.

Atualmente, o porto de Porto Velho é a principal via de escoamento de grãos de Rondônia e parte da produção de soja e milho do noroeste de Mato Grosso até Itacoatiara que segue para a exportação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet