O sistema online Módulo Produtor, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, será lançado oficialmente nesta quarta-feira (11) pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). A ferramenta proporciona aos produtores de Mato Grosso comodidade para acessar o sistema em qualquer lugar, bem como emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para abate e obter outras informações como histórico da propriedade e listas de frigoríficos e unidades do próprio Indea-MT.
O lançamento será realizado às 14h no Circuito ExpoCorte, que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, nesta quarta-feira e quinta-feira (12).
Leia mais:
Crise econômica e greves não afetam pecuária em Mato Grosso que se mantém líder de produção
Indea pede ao Mapa para fazer controle de qualidade das sementes
Segundo o Indea-MT, o Módulo Produtor foi liberado para os produtores em dezembro do ano passado para a realização de testes. Desde então, já foram realizados 2.972 cadastrados de produtores e emitidas 2.337 GTAs.
Para a diretora técnica do Indea-MT, Daniella Soares de Almeida Bueno, a ferramenta significa um marco na cadeia produtiva mato-grossense "que aguardava ansiosa por esse sistema".
De acordo com o Indea-MT, o pecuarista poderá ainda emitir o Modelo B, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que permite que o gado seja abatido e exportado para outros países.
O Indea-MT explica que para ter acesso ao Módulo Produtor o pecuarista precisa preencher um termo de compromisso em uma Unidades Locais de Execução (ULE) do Instituto. O produtor receberá em seu e-mail o login e a sua senha para acessar a ferramenta.