Produtores rurais de Cuiabá inscritos no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estão recebendo de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) auxílio para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A estimativa é que sejam atendidos, gratuitamente, 130 produtores.
O atendimento é realizado por técnicos do escritório metropolitano da Empaer em Várzea Grande. Segundo a entidade, mais de 30 produtores da comunidade Barreiro/Buritizal, inscritos no programa do MDA, já foram atendidos. A perspectiva é que entre as comunidades Raizama e Rio dos Couros/Aricazinho sejam atendidos 130 produtores.
Leia mais:
Demora em análises de processos do Sicar impedem enquadramento no Código Florestal
Módulo de análise do CAR é lançado em Mato Grosso; Estado tem 73,4 mil imóveis inscritos
Além do auxílio para a elaboração do CAR, palestras nas comunidades são realizadas com o objetivo de informar aos produtores a importância e necessidade da elaboração do Cadastro.
O Cadastro Ambiental Rural visa auxiliar no processo de regularização ambiental das propriedades e posse das mesmas. O CAR é um levantamento de informações georreferenciadas da propriedade, incluindo delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), entre outros.
A adesão ao CAR e regularização das propriedades, de acordo com o governo federal, deverá ser realizada até o dia 6 de maio de 2016.