O terceiro rotor, a ser utilizado na Usina Hidrelétrica de Teles Pires para a geração de energia elétrica, terá seu transporte até a usina em Paranaíta iniciado nesta terça-feira (18). A mega peça, com 93,4 metros de comprimento e cerca de 620 toneladas, encontra-se em Cáceres há cerca de dois meses.
As informações do início do transporte da mega peça da UHE Teles Pires são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, o deslocamento do rotor começará no Km 729 da BR-070 e a previsão é parar no Km 685 da mesma rodovia nesta terça-feira, nas proximidades da "Lanchonete Idalecio".
A PRF informa ainda que o trânsito terá bloqueios de em média 2 horas para que a empresa que realiza o transporte do rotor possa passar. A peça será escoltada por quatro viaturas da PRF, ainda.
Como o
Agro Olhar já comentou, quando do transporte das outras duas peças, os bloqueios do trânsito são necessários pela dimensão do rotor que acaba ocupando as duas pistas. A peça possui 93,4 metros de comprimento, 6,10 metros de altura e 8,78 metros de largura.
Leia mais
Primeiro rotor da UHE Teles Pires é instalado; Peça chegou em junho
Após 147 dias segundo rotor chega a UHE Teles Pires; 3ª mega peça a caminho
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da UHE Teles Pires para obter mais informaões sobre o andamento do transporte do terceiro rotor e a previsão de quando os outros dois que restam a chegar serão entregues, porém até o momento não houve resposta.
Rotores
O primeiro rotor que chegou a Mato Grosso na primeira quinzena de maio foi entregue na UHE Teles Pires na primeira quinzena de junho e foi instalado no dia 05 de setembro. Já o segundo rotor foi entregue na Usina no dia 7 de agosto, após ter saído no dia 14 de março da fábrica da Alstom, em Taubaté (SP).
Os cinco rotores irão compor as turbinas responsáveis por transformar a energia hidráulica (energia da água) em mecânica (movimento das turbinas).
Usina
A UHE Teles Pires é construída no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, na fronteira dos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT).
Sua potência instalada é de 1.820 megawatts, que são considerados suficiente para abastecer com energia elétrica uma população de 2,7 milhões de famílias.