Olhar Agro & Negócios

Sábado, 15 de junho de 2019

Notícias / Agronegócio

Brasil deve enviar 100 mil cabeças de gado para abate na Turquia até dezembro

Da Redação - Viviane Petroli

30 Ago 2016 - 07:44

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Brasil deve enviar 100 mil cabeças de gado para abate na Turquia até dezembro
O Brasil e a Turquia concluíram negociações para ampliar os embarques de gado para abate imediato. Até o final do ano a expectativa é que o Brasil envie 100 mil cabeças de bovinos para serem abatidas naquele país.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta segunda-feira, 29 de agosto, após os dois países concluírem a negociação para o estabelecimento de protocolo sanitário específico para a exportação de bovinos destinados ao abate imediato.

Leia mais:
Blairo Maggi segue para a Ásia em busca de novos mercados para o Brasil

O acordo de exportação é resultado de negociações entre o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa e autoridades veterinárias turcas.

De acordo com o Ministério brasileiro, o protocolo que permite os embarques para a Turquia é vantajoso para as duas partes, pois exigirá um menor número de exames. Além disso, reduz o período de quarentena, diminuindo assim o custo de produção.

O Departamento de Saúde Animal do Mapa pontua ainda que as exportações de animais vivos para a Turquia podem agregar valor, visto o gado embarcado ser macho "terminado" e com peso superior a 450 quilos.

O diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, salienta que ainda está sendo negociado junto ao Serviço Veterinário Turco a possibilidade do Brasil diversificar o comércio de animais e seus produtos, como embriões, sêmen e carne bovina.

O protocolo estabelecido entre os dois países na segunda-feira é decorrente de um acordo firmado em agosto de 2015 para exportação de gado destinado para engorda no país euro-asiático. Tal acordo permitiu que o Brasil retomasse em 2016 as exportações de bovinos para o mercado turco.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • E.A
    15 Set 2016 às 20:05

    Que vergonha saber que meu país submete os animais vivos a essa crueldade. Isso não é uma vitória, definitivamente!

  • Elias Pereira da Silva
    30 Ago 2016 às 13:42

    Sabe di nada inocente..

  • El Cid
    30 Ago 2016 às 13:05

    Gostaria de entender por que levar gado vivo para abater na Turquia. Sob minha ótica, importar a carne seria mais barato, não?

Sitevip Internet