Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 22 de outubro de 2019

Notícias / Política

Câmara aprova aumento para 10% de biodiesel na mistura do óleo diesel

Da Redação - Viviane Petroli

03 Mar 2016 - 16:00

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Câmara aprova aumento para 10% de biodiesel na mistura do óleo diesel
A Câmara dos Deputados aprovou a elevação de 7% para 10% a mistura de biodiesel no óleo diesel vendido ao consumidor final. O aumento será escalonado. A proposta segue para sanção presidencial.

O aumento do percentual de biodiesel no óleo diesel era pleiteado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e indústrias associadas.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Mato Grosso produziu em 2015 845,6 milhões de litros de biodiesel, 38,4% a mais que os 611,1 milhões de litros de 2014.

Leia mais:
Recessão econômica derruba vendas de combustível em 9,3% no Mato Grosso

A Proposta de Lei (PL) 3.834/2015, do Senado, aprovada nesta quinta-feira, 03 de março, prevê que o aumento seja escalonado: 8% até 12 meses após a data de promulgação da lei, 9% até 24 meses e 10% até 36 meses após a data de promulgação da lei.

O texto, conforme a Agência Câmara Notícias, permite que o percentual chegue a 15% se testes e ensaios em motores apontarem a viabilidade do aumento, desde que se tenha o aval do Conselho Nacional de Política Energética.

De acordo com o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP), relator da proposta, a elevação da mistura de biodiesel no óleo diesel ao consumidor final irá beneficiar os agricultores familiares, além de permitir que o Brasil invista no processamento de sementes, como a soja, por exemplo, para serem transformadas em óleo e assim virar biodiesel. Devem ser beneficiados com a decisão produtores de mamona, dendê, girassol, entre outras culturas que geram óleos vegetais.

O deputado de São Paulo não acredita na possibilidade de vetos por parte da presidente Dilma Rousseff, uma vez que a proposta foi negociada com o Ministério de Minas e Energia.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet