Oitavo maior produtor de leite do Brasil, Mato Grosso tem potencial para alcançar os líderes. Tal potencialidade será debatida durante o Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorre paralelamente a 52ª Expoagro, em Cuiabá, no dia 07 de julho. Workshops e palestras sobre a cadeia da bovinocultura de leite será abordada por diversos especialistas com o intuito de elevar a produção.
Leia mais:
Viabilidade econômica da piscicultura em Mato Grosso será debatida na 52ª Expoagro
Em Mato Grosso cerca de 51% dos produtores de leite produzem até 50 litros/dia, ou seja, são produtores da agricultura familiar. A produção no Estado é de aproximadamente 700 milhões de litros ao ano. Em abril, por exemplo, a média captada por dia foi de 1,24 milhão de litros, 7,7% a menos que em março.
A discussão do tema será aberta pelo engenheiro agrônomo e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues. Ele, segundo o Sindicato Rural de Cuiabá, irá abordar "Personagens Invisíveis do Agronegócio".
As "Boas Práticas na Produção Leiteira" será trabalhada pela mestre e doutora em reprodução animal Roberta Züge. Também será trabalhada a "Gestão de Custos na Bovinocultura de Leite" pelo sócio proprietário da Labor Rural, Christiano Nascif. Ainda serão discutidas a "Assistência Técnica e Gerencial SenarTec Leite" pelo gerente da Gefat, Armando Urenha.
A programação contará ainda com uma audiência pública com o tema "Cadeia Produtiva de Leite". A audiência será realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.