Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Ministério realiza mutirão de documentos em cinco cidades de MT

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, programa criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), atenderão cinco municípios da Região Centro-Oeste, todos no estado de Mato Grosso, até segunda-feira, dia 30 de setembro.

Leia mais União realiza 1ª chamada pública que investirá R$ 7 milhões na agricultura familiar
Produtores de Mato Grosso vendem 453 mil toneladas de milho no leilão da Conab

Conforme explica a coordenadora do PNDTR, Layla Torres, a Região Centro-Oeste é a terceira em número de atendimentos do Programa. "Já realizamos mais de 800 mutirões e atendemos 623 municípios nesses últimos nove anos de programa. Os mutirões têm uma grande penetração dentro dessa região. Atendemos, na maioria, muitos assentamentos e acampamentos do Incra", destaca Layla Torres.

Nos mutirões, agricultoras familiares e trabalhadoras rurais assentadas e acampadas serão beneficiadas com a expedição de vários documentos. São eles: cédula de identidade; carteira de trabalho e previdência social (CTPS); certidões de pessoa física (CPF) e atestados que garantem a isenção da cobrança de taxas para a emissão de certidões públicas diversas.

O programa visa promover a inclusão social das mulheres do campo por meio da emissão gratuita de documentação civil, previdenciária e trabalhista.

Programação
Os eventos começaram no domingo (22) pelo município de Glória do Oeste. Nesta terça-feira (24), foi a vez de Indiavai. Os outros três estão marcados para Vale de São Domingos (de 26 a 27), Reserva do Cabaçal (28 e 29) e São José dos Quatro Marcos (de 30 de setembro a 1º de outubro).
Imprimir