Imprimir

Notícias / Agricultura

Controle biológico deve acabar com incidência da mosca da fruta na cultura do pêssego

De Brasília – Vinícius Tavares

A implantação do Centro de Controle Biológico da mosca da fruta, no município de Vacaria deve revolucionar a produção de frutas de clima temperado como pêssego, pêra e maçã no Rio Grande do Sul.

O Moscasul, como vem sendo chamado, surge literalmente como a solução da lavoura para os fruticultores, que acumulam grandes prejuízos a cada safra.

Leia mais:
Embrapa desenvolve Biofábrica para conter avanço da mosca da fruta em pomares
Monitoramento climático fará previsão de doenças da maçã na região Sul

Segundo o deputado Afonso Hamm (PP-RS), que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura no Congresso Nacional, o controle biológico vai garantir rentabilidade aos produtores e ganhos para o consumidor.

“Nós temos tido muitos problemas com a mosca da fruta. Agora através desta biofábrica, do controle biológico, teremos condições de eliminarmos esta praga que afeta toda a cadeia produtiva, do produtor à indústria do pêssego, de forma sustentável para garantir um produto de grande qualidade”, explica.

O Moscasul sairá do papel por meio desta parceria da Embrapa com os ministérios da Agricultura e Ciência e Tecnologia. Para viabilizar o projeto, o parlamentar ressalta que vai trabalhar para conquistar recursos através de emendas parlamentares.
Imprimir