Imprimir

Notícias / Ecologia

PA: Agricultores de Barcarena aprendem técnica de compostagem orgânica

Agência Pará

 Com o objetivo de recuperar áreas degradadas no município, a empresa implantou em outubro deste ano uma unidade demonstrativa da confecção do produto.

A atividade ocorre a partir das 9 horas, na propriedade do agricultor familiar assistido pela Emater Enoque Oliveira Fonseca, na comunidade Embrasa, onde a unidade foi implantada, mês passado. Moram no local cerca de 50 famílias, que vivem basicamente da agricultura de subsistência, mandiocultura e produção de açaí.

Segundo o técnico da Emater Lauro da Cunha, Barcarena apresenta cerca de 50% de áreas degradadas, o que já dificulta a produção agrícola familiar. Com a unidade demonstrativa, a empresa pretende multiplicar o conhecimento sobre a técnica para que estas áreas sejam recuperadas. “Nossa intenção é mostrar que é possível usar áreas degradadas com o uso da compostagem orgânica, com a qual conseguimos recuperar a constituição físico-quimica do solo”, explica.

A compostagem orgânica resulta de um processo de fermentação de elementos encontrados no meio ambiente e considerados como lixo, tais como folhas e galhos secos e esterco animal. Esse processo de decomposição do material orgânico, que pode ser feito em cada propriedade familiar, será mostrado passo a passo pela equipe da Emater. A expectativa é que áreas sem uso possam voltar a ser produtivas em curto prazo.

Outra vantagem da demonstração prática é o fator econômico. Segundo a Emater, no município uma saca de 25 quilos de compostagem orgânica é comercializada em média por R$ 20. O agricultor que passar a produzir o próprio adubo terá uma economia de pelo menos 30% nas despesas com manutenção das áreas produtivas. “Tomando como exemplo a cultura da pimenta-do-reino, na qual são necessários dois quilos de adubo por pé, o produtor deixa de gastar mais ou menos R$ 2 mil”, exemplifica o técnico.
Imprimir