Imprimir

Notícias / Agricultura

Área de algodão cresce e segunda safra fica com 66% do plantio em Mato Grosso

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A estimativa de plantio de algodão em Mato Grosso na safra 2013/2014 ganhou um considerável aumento em relação à temporada anterior e deve crescer em torno de 28,7%, segundo apontam números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A previsão é de que 582 mil hectares sejam cultivados com algodão nesta safra, dos quais 33,4% (191 mil hectares) devem ser semeados na primeira safra e 66,6% (250 mil hectares) na segunda safra, de acordo com o levantamento do Imea em conjunto com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Leia também:
Produção de milho em Mato Grosso deverá ser 24% menor na safra 2013/2014, aponta Imea
Brasil deve colher 90 milhões de toneladas de soja e superar EUA como maior produtor mundial

Os números são 0,2% maiores em comparação ao primeiro levantamento de intenção de plantio. Até o final da semana passada, 2,7% da área já havia sido semeada no Estado.

O que contribui para a maior representatividade na segunda safra, informa o Imea, é “a situação desfavorável do mercado de milho, produtores que possuem know-how com algodão ou têm em sua região acesso à tecnologia da cultura optaram por substituir parte do milho pela fibra”.

O algodão recupera nesta safra algumas áreas perdidas para milho nos últimos ciclos, quando o cereal estava com cotações altas e o algodão passava por um cenário ruim de preços. Agora, com o milho menos rentável, o algodão volta a ser uma boa opção.
Imprimir