Imprimir

Notícias / Pecuária

Rebanho de MT reduz pelo 2ª ano consecutivo; 2014 prevê valorização e estabilidade dos preços

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O ano de 2013 foi encerrado com registros de queda no volume do maior rebanho brasileiro, o de Mato Grosso. A população de bovinos e bubalinos soma 28,4 milhões de cabeças, 243 mil animais a menos que em 2012, segundo levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) divulgado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Com a redução do rebanho, a expectativa para 2014 é de menor oferta, logo, de valorização. O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, comenta que o ano deverá ser bom para a pecuária de corte, com bezerros e touros valorizados e, por isso, com a arroba estabilizada.

Vacari também analisa que este cenário de queda – que já vem sendo registrado desde 2012 - deve perpetuar pelos próximos dois anos, no mínimo, segundo informa a Acrimat.

Leia também:
Brasil registra recorde nas exportações de carne bovina em 2013 com crescimento de 14,82%
Exportações de carne bovina mato-grossense crescem 27% durante 2013


“A redução teve início em 2012 devido ao abate de fêmeas. A partir de agora, a redução também será consequências desses abates, porém será o reflexo dos bezerros que deixarão de nascer”, explicou Vacari, acrescentando que 45% do abate em 2013 foi de fêmeas.

A Acrimat pontua que além do aumento na participação das fêmeas nos abates, a crescente demanda por carne bovina é outro fator que irá contribuir com a diminuição do rebanho.

Para Vacari, uma melhor e mais compatível remuneração ao produtor ainda enfrenta velhos problemas como a falta de infraestrutura logística e poucas opções de plantas frigoríficas.
Imprimir