Imprimir

Notícias / Logística

Jayme acusa Dilma de tentar "engambelar" produtor rural com promessa de ferrovia

Da Redação - Jardel P. Arruda

Dois dias depois da presidente Dilma Rousseff (PT) ter prometido verbas bilionárias para a construção de ferrovias, hidrovias e melhorias nas rodovias federais de Mato Grosso, o senador Jayme Campos (DEM) apresentou um requerimento de informações ao Ministério dos Transportes sobre as obras na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Para o Democrata, os supostos investimentos não passam de “engambelação” contra o povo.

Leia mais: Ano de 2014 começa com preços mais altos para bezerros de desmama

“Queremos saber em que pé a obra está, se existe projeto, de que forma será construída e quais as fontes de investimento?”, questionou o senador. O parlamentar disse ter ficado surpreso com o fato de a presidente Dilma Rousseff não ter citado nada em relação à FICO durante a visita que fez ao município mato-grossense de Lucas do Rio Verde, nesta terça-feira, para o lançamento da safra de grãos 2013/2014.

“Causou-me surpresa. Ali havia uma expectativa muito grande de toda a população, sobretudo dos produtores rurais para que a presidente fizesse o lançamento oficialmente, ou pelo menos o anúncio de quando iniciaria essa obra”, afirmou o mato-grossense.

De acordo com a assessoria de imprensa de Jayme, a FICO está entre as principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), porém, é a mais atrasada entre as futuras ferrovias do País. A expectativa inicial era ter iniciado as obras no final de 2010, com investimentos estimados são de R$ 6 bilhões. “Nós temos que dar um basta nessa engabelação. Chega!”, criticou o senador.

Para Jayme Campos, a Ferrovia Centro-Oeste deve acelerar o escoamento da produção. “A FICO vai atender a demanda de produção não só do norte do Estado, aqueles produtores que estão ao longo da BR-163, como também os produtores da região do médio e baixo Araguaia, que é uma vasta região do nosso Estado, que, inclusive, tem hoje uma produção invejável e, a cada dia que passa, cresce ainda mais”, declarou Jayme.

Também conhecida como a ferrovia da Soja, a FICO prevê extensão de 1.065 km, passando por 16 municípios, sendo 9 de Mato Grosso: Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Canarana, Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho.
Imprimir