Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Sindicatos rurais de Mato Grosso oferecem mais de 1000 vagas para qualificação

Da Redação - Lucas Bólico

Os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e mais parceiros oferecem na próxima semana, entre 24 e 28 de fevereiro, 1370 oportunidades de qualificação para treinamentos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). São 90 turmas em 66 municípios do Estado.

O treinamento mais solicitado, de acordo com a assessoria de imprensa do Senar, foi o para Agente Sanitário em Saúde Animal, que ocorrerá em seis municípios: Porto Estrela, Planalto da Serra, Bom Jesus do Araguaia, Tabaporã, Nova Nazaré, Campinápolis.

Nas cadeias produtivas de Bovinocultura de corte e de leite, serão realizados também os treinamentos de Confinamento e Semiconfinamento de Bovinos, em Nova Ubiratã; Inseminação Artificial em Bovinos, em Nova Xavantina, Cuiabá, Ribeirão Cascalheira e Novo Mundo; Manejo de Gado de Corte, em Marcelândia, e In 62 – Qualidade do Leite, em Carlinda, Vila Rica e Água Boa.

Os interessados aprender técnicas de direção e manutenção de mecanização agrícola podem contar com os treinamentos de Operação de tratores Agrícolas em Pedra Preta, Mirassol D’Oeste, Castanheira e Cáceres; Manutenção de Tratores Agrícolas em Vila Rica; Manutenção e Regulagem de Colheitadeiras de Grãos em Paranatinga e Aplicação De Agrotóxicos Utilizando Pulverizador Tratorizado em Araputanga.

Ainda na agricultura, dois treinamentos de pós-colheita serão realizados. Em Itiquira, será formada uma turma de Classificação de Produtos de Origem Vegetal; já em Porto Alegre do Norte, Rondonópolis e Querência, acontece o treinamento de Armazenamento de Grãos.

Para os produtores que desejam aprender mais sobre como aproveitar as riquezas produzidas na propriedade, são disponibilizados vários treinamentos de beneficiamento e transformação de alimentos.

Os treinamentos que ensinam os participantes a fazerem embutidos e defumados ocorrem em Araguainha (carne de frango) e Peixoto de Azevedo (carne suína). Serão oferecidos ainda Planejamento e Aproveitamento dos Alimentos (Pedra Preta e Nova Mutum), Produção Caseira de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Desidratadas (Aripuanã e Nossa Senhora do Livramento), Produção Caseira de Derivados de Milho (Nova Monte Verde) e Fabricação Caseira de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura (Nossa Senhora do Livramento).

Já os produtores de Bovinocultura de leite contam com os treinamentos de Produção de Derivados do Leite – Queijos, em São José do Rio Claro, e Requeijões, Doces e Iogurte, em Castanheira e Pontes e Lacerda.

As empresas rurais também precisam de qualificação, seja para criar uma associação ou cooperativa, ou para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e atendimento ao público. Estas são características dos treinamentos voltadas para a gestão. Sete turmas terão início no dia 24: Relacionamento Interpessoal (Planalto da Serra e São José do Rio Claro), Administração de Pequenas Propriedades Rurais (Dom Aquino e Santo Afonso), Associativismo e Cooperativismo (Tangará da Serra e Guarantã do Norte) e Atendimento ao cliente (Alto Garças).

Confira mais alguns treinamentos que se iniciam dia 24 de fevereiro:
- Doma Racional de Equinos: Reserva do Cabaçal e Poconé
- Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos: São José do Xingu
- Cercas Elétricas: São Félix do Araguaia
- Artesanato com Couro Bovino: Rio Branco
- Piscicultura: Porto Esperidião, Nossa Senhora do Livramento e Juína
- Manejo Avançado na Apicultura: Nova Brasilândia
- Viveirista em Fruticultura: Juruena (2 turmas) e Porto dos Gaúchos e
- Manejo e Conservação Do Solo: Confresa
- Olericultura Básica: Paranaíta
- Olericultura Orgânica: Denise
- Inclusão Digital Rural: Paranatinga

As informações são do Senar.
Imprimir