Imprimir

Notícias / Geral

Dilma entrega certificados do Pronatec em Cuiabá durante visita

Da Redação - Viviane Petroli

A presidente Dilma Rousseff participa hoje (24) da formatura de 1.200 alunos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade faz parte da agenda da presidenta, que ainda visitará a Arena Pantanal e fará a entrega de 638 casas do Residencial Altos do Parque II, na Rodovia Palmiro Paes de Barros, no Parque Cuiabá. A solenidade da formatura dos alunos do Pronatec será no Cenarium Rural, às 14 horas.

Leia também
Programa Minha Casa Minha Vida ameaça maior laboratório de pesquisa rural da América Latina
Câmara federal vota na próxima semana mudança na lei de descanso dos motoristas
Cuiabá vai sediar audiência pública sobre demarcação de terras indígenas na próxima segunda-feira

Em entrevista coletiva na quarta-feira (23), em Cuiabá, o secretário de Educação Profissional e Técnica do Ministério da Educação (MEC), Alessio Trindade, salientou que em Mato Grosso há unidades do Pronatec, hoje, em Sorriso, Primavera do Leste, Várzea Grande e Tangará da Serra. Além disso, para quem mora em municípios que não possuem unidades do Pronatec há a modalidade de curso à distância.

Os 1.200 alunos são formandos dos cursos de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Almoxarife, Almoxarife de Obras, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Faturamento, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro, Bombeiro Civil, Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista de Automóveis, Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Instalador de Sistemas Eletrônicos e de Segurança, Instalador Hidráulico Residencial, Língua Brasileira de Sinais - Libras Básico, Língua Brasileira de Sinais - Libras Intermediário, Logística, Mecânico de Motocicletas, Montador de Móveis, Montador e Reparador de Periféricos, Operador de Empilhadeira, Operador de Escavadeira Hidráulica, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Recepcionista de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Salgadeiro.

O Pronatec oferece cursos técnicos de formação inicial e continuada. Ele é voltado para a inserção no mercado de trabalho e possui duração mínima de 160 horas. Os cursos são gratuitos e os alunos ainda recebem um auxílio estudantil que pode ser utilizado para o lanche ou como vale transporte, além de oferecer todos os materiais escolares. O público alvo são as pessoas cadastradas no Cadastro Único dos Programas Sociais (CADÚnico). A participação em ao menos um curso do Pronatec é, inclusive, hoje uma das exigências para aqueles que estão solicitando o seguro desemprego.
Imprimir