Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Gado é o principal vilão do desmatamento; Extração de madeira e agricultura aparecem em seguida

Da Redação - Vanessa Alves

A criação de gado está em primeiro lugar na lista de causadores do desmatamento no mundo. Quase 720 mil quilômetros de desmatamento foram registrados, dos quais 62% foram destinados a pastagem, quase 18% de todo o bioma amazônico. A agricultura ocupa 5% dessa área. O Brasil é destaque na produção de soja e boa parte dela é destinada a exportação, a fabricação de aliementos e ração animal, além de biocombustíveis, entre outros produtos.

Esse cenário foi resultado do levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) que revelou que a pecuária é a principal atividade responsável por do desmatamento de todo o bioma amazônico e destaque em uma matéria divulgada no site americano Discovery Network que citou os principais causadores do desmatamento em todo o mundo.

Leia também
Ibama flagra ação de desmatamento em uma área de 960 hectares próximo a reserva ambiental em MT

Em primeiro lugar apareceu à pecuária ocupando 18% de toda área desmatada, em seguida a extração de madeira que, mesmo muito usado em produtos e combustível é um dos principais causadores do desmatamento. A extração de madeiras afeta o ambiente de diversas maneiras, mesmo sendo seletivo o corte das árvores, onde apenas as mais valiosas, não diminui o impacto, já que a árvore acaba caindo derrubando outras ao seu redor.

A agricultura apareceu em terceiro lugar, a ‘limpeza’ das áreas onde serão cultivadas, muitas vezes são realizadas de maneira irregular, com uso de fogo e corte de árvores nativas. O Brasil hoje fornece cerca de 34% das exportações mundiais de soja, das quais mais da metade são destinado a produção de ração animal.

As hidrelétricas também são uma das causadoras de desmate, apesar de ser uma energia relativamente limpa, por usar a água e devolvê-la ao meio ambiente. Ao ser construído, é necessário desmatar e alargar uma grande extensão e terra, causando muitos problemas como liberação de gases do efeito estufa, redução da biodiversidade, deslocamento de habitantes da região entre outros.

As queimadas é o principal vilão do desmatamento e aparece em quinto lugar. Elas destroem tudo muito rapidamente, e ainda está ligada a liberação de gás carbônico e nuvens de fuligem que podem impedir a precipitação normal das chuvas.

Nos ranking dos vilões do meio ambiente aparece também à mineração, a produção de óleo de palma usa como bicombustível e a expansão urbana são os causados do desmatamento mundial.
Imprimir