O Brasil precisa de investimentos de R$ 1 trilhão em logística de transportes se quiser chegar a um nível de excelência em competitividade. O cálculo foi apresentado pelo presidente do Instituto de Logística e Suplly Chain (ILLOS), Paulo Fleury, durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara na última semana.
Segundo o dirigente, a demanda por transporte ferroviário, aquaviário, rodoviário e aéreo cresceu à taxa anual de 7%, enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu em média 2%.
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“Nos anos 70, o governo investia 1,85% do PIB em transportes. Hoje esse valor é de apenas 0,29%”, observou Fleury.
De acordo com o presidente da entidade, o programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi importante para dar prioridade em logística. No entanto, apesar dos investimentos e dos mais de R$ 100 bilhões do governo federal, as obras não andam. “Os projetos são bons, mas a gestão é ruim”, pontuou.
Antônio Maurício Ferreira Neto, da Secretaria dos Portos, disse que o governo pretende investir no setor R$ 54 bilhões até 2017 e que, cinco meses após a aprovação da Lei dos Portos, Já houve investimentos de R$ 8 bilhões no terminais.
Conforme o Banco Mundial, o Brasil caiu 20 posições no ranking de logística. Hoje o país ocupa a posição de número 65, entre 159 países.