Imprimir

Notícias / Geral

Comissão do Congresso aprova elevação para 27,5% na mistura de etanol à gasolina

De Brasília - Vinícius Tavares

A comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (14) a elevação para 27,5% do limite máximo do percentual de etanol anidro que pode ser misturado à gasolina. A aprovação foi um primeiro passo para mudar a lei que poderia beneficiar especialmente as usinas de cana.

De acordo com a Única (União da Indústria da Cana de Açúcar), a elevação da mistura garantiria uma demanda adicional para a indústria de etanol.

Leia também
Estudo diz que etanol compensa se custar até 80% do valor da gasolina
FPA mobiliza cadeia produtiva para apoiar aumento de etanol na gasolina de 25% para 27,5%

A mudança também aliviaria a necessidade de importação de gasolina pela Petrobras, que tem comprado combustíveis no exterior para atender ao mercado interno, complementando sua produção.

"Tanto o consumidor quanto as economias são beneficiados", disse a presidente-executiva da Única, Elizabeth Farina.

Atualmente, a mistura de etanol na gasolina está no teto de 25% estabelecido pela lei - o limite mínimo, de 18%, não será alterado, de acordo com relatório, de autoria do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), incluído no texto da medida provisória 638.

A alteração na MP foi aprovada em comissão mista específica para analisar a matéria. Ela ainda terá de passar pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, uma vez que o texto relativo à mistura de etanol não estava incluído na medida provisória enviada pelo governo.
Imprimir