Imprimir

Notícias / Logística

Rotor é entregue em usina hidrelétrica após 25 dias; Outra peça está a caminho

Da Redação – Viviane Petroli

Já chegou a Usina Hidrelétrica (UHE) de Teles Pires o primeiro rotor a ser instalado. A mega-peça está no local desde o dia 08 de junho, após 25 dias de transporte entre Cáceres e Paranaíta. Ao todo são cinco rotores a serem entregues em 2014 na usina. A próxima está no percurso da hidrovia Paraguai/Paraná.

Segundo a Usina Hidrelétrica de Teles Pires, o primeiro rotor da turbina, que ira compor o sistema de energia elétrica da mesma, era aguardado há 153 dias. O rotor por 20 dias trafegou na BR-163. Os dois caminhões que o transportavam entraram na MT-320 no dia 03 de junho. A previsão eram 35 dias rodando em Mato Grosso.

Leia também
Rotor da UHE Teles Pires levou 20 dias para percorrer trecho da BR-163

O deslocamento envolveu transporte terrestre, marítimo e fluvial. A operação de transporte multimodal, revela a UHE Teles Pires, envolveu mais de 40 profissionais, entre Polícia Rodoviária Federal, engenheiros, equipes de gestão, batedores, além do apoio de concessionárias de energia elétrica, polícia militar, entre outros.

Os cinco rotores irão compor as turbinas responsáveis por transformar a energia hidráulica (energia da água) em mecânica (movimento das turbinas).

O rotor saiu da fábrica em Taubaté (SP) em 6 de janeiro, de onde seguiu de caminhão até o porto de Santos. Já no principal porto brasileiro foi embarcado em um navio e levado até o porto de Montevidéu, no Uruguai. Ao chegar a Montevidéu a peça foi embarcada em uma balsa e transportada até Cáceres pela Hidrovia Paraguai-Paraná.

A mesma operação será realizada com os demais rotores. De acordo com a Alstom, empresa fabricante do rotor da turbina, o segundo rotor está no percurso da hidrovia Paraguai/Paraná, enquanto o terceiro segue para o Porto de Santos.
Imprimir