Imprimir

Notícias / Geral

Embrapa promove curso sobre Vigor para Semente de Soja no final de julho

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza no final deste mês de julho, de 21 a 25, o IX Curso de Vigor para Semente de Soja, no Núcleo de Sementes da Embrapa Soja, em Londrina (PR).

De acordo com a Embrapa, o curso é destinado a profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em semente de todo o país.

Leia também: 
Mais de R$ 3 bilhões são investidos em infraestrutura em 7 anos no MT
Mistura de cores e perfumes atraem milhares ao Festival das Flores; Veja fotos

O curso irá fornecer conhecimentos sobre as metodologias aplicadas em testes de vigor de semente, testes estes que possibilitam um refinamento no sistema de controle de qualidade.

As aulas teóricas irão abordar a conceituação sobre o vigor em sementes e os princípios de alguns testes.
Já as aulas práticas irão demonstrar detalhadamente as metodologias dos principais testes de vigor: envelhecimento acelerado, frio, condutividade elétrica, comprimento de plântula, classificação do vigor de plântula, tetrazólio, deterioração controlada e germinação a baixa temperatura.

“Atualmente cerca de 70% da produção brasileira de soja está concentrada em regiões tropicais, que apresentam condições estressantes para a produção de sementes de alta qualidade. Por isso, a importância de se utilizar sementes vigorosas para assegurar o estabelecimento de uma população adequada de plantas mesmo sob condições estressantes”, divulgou a Embrapa.

O curso contará com a participação dos professores Julio Marcos Filho e Silvio Moure Cicero, da USP/ESALQ, Roberval Daiton Vieira, da FCAV/UNESP-Jaboticabal, além dos pesquisadores da Embrapa Soja, Ademir Assis Henning, Francisco Carlos Krzyzanowski, Fernando Augusto Henning, Irineu Lorini e José de Barros França Neto. Mais informações AQUI.

Imprimir