Imprimir

Notícias / Política

Emendas ao Orçamento e trabalho escravo são pautas de reunião da FPA em Brasília

De Brasília – Vinícius Tavares

A última reunião-almoço deste semestre da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) debate nesta terça-feira (15), em Brasília, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cuja votação foi adiada para esta terça-feira. Os membros da FPA defendem que as emendas apresentadas e, se aprovadas pelo Legislativo, não sejam contingenciadas pelo Executivo, como ocorre todos os anos. De acordo com a Constituição, a LDO deve ser aprovada até 17 de julho pelo Plenário do Congresso Nacional.

O Projeto de lei (PL 7735/2014), que trata do acesso a recursos genéticos e que foi apresentado em regime de urgência pelo Governo, é outro tema da reunião-almoço da FPA. Segundo os membros da entidades, algumas propostas do setor produtivo rural não foram acolhidas. Cerca de 50 emendas estão em discussão.

Leia também
Período de proibição das queimadas começa e multa pode chegar a R$ 50 milhões ao produtor
Grupo André Maggi agora é AMAGGI; Empresa passa a usar nome de sua trading

“Vários parlamentares entendem que a reboque desse PL 7735/14 se encontra o polêmico Protocolo de Nagoya, este mesmo protocolo que transformará o Brasil no maior pagador de royalties do mundo”, afirmou o presidente da entidade, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Também voltam à mesa os PLS 432/13 e PL 5016/05, que tratam do trabalho escravo. Ainda de acordo com Heinze, a FPA entende que na regulamentação da lei o texto seja preciso e objetivo, sem margem para interpretações outras a critério do bom ou do mau humor dos fiscais do trabalho.

“A falta de copos descartáveis, distância de um para outro beliche ou mesmo a espessura de um colchão podem constituir em grave infração“, acrescentou ao lembrar que a Lei dos Motoristas também consta da pauta da entidade.

 
Imprimir