Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Avião é usado para controlar incêndio na Serra Azul; Fogo começou na MT-100

Da Redação - Viviane Petroli

Dezenas de hectares de floresta foram devastados em um incêndio no Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, que teve início no domingo (24). Desde a segunda-feira (25) um avião de combate a incêndio florestal do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso é utilizado para combater as chamas. O fogo, segundo informações da Prefeitura de Barra do Garças, seria criminoso, tendo começado próximo a MT-100 na saída para Araguaiana e se alastrado até o parque.

De acordo com nota da prefeitura de Barra do Garças, a fumaça estaria cobrindo a própria cidade, bem como Pontal do Araguaia e Aragarças (GO).

O Parque Estadual Serra Azul possui aproximadamente 10 mil hectares. Devido ao clima seco na região e o forte calor as chamas tem se alastrado.

Leia também
Ação do homem é principal causa dos incêndios no Cerrado durante período de seca
De janeiro a agosto Mato Grosso registra aumento de 77% na incidência de focos de calor

Conforme a prefeitura, o uso do avião é decorrente a área ser de difícil acesso. Além disso, o apoio da aeronave é fundamental para evitar que o fogo se alastre ainda mais chegando a pontos como as encostas dos bairros Mangueiras, Santo Antônio, Pitaluga e Cohab.

O avião de combate a incêndio possui capacidade para cerca de 3 mil litros de água, que pode atingir a uma área estimada de 500 metros quadrados.

Os trabalhos estão sendo realizados tanto por terra quanto por ar.
Imprimir