Imprimir

Notícias / Emprego

Mato Grosso deve gerar 818 vagas temporárias neste fim de ano

Da Redação - Viviane Petroli

 Mato Grosso deverá gerar 818 vagas de trabalho temporário neste final de ano, das quais 70% tem como destino o setor varejista. De acordo com o segmento do comércio, as admissões temporárias são semelhantes às verificadas em 2013 no período festivo e devem acompanhar o ritmo da economia no Estado e nacional. No Brasil 209 mil vagas serão abertas.

Conforme pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), há possibilidade de que 32% dos contratados temporariamente possam permanecer no posto de trabalho após o período de festa. O percentual é inferior aos 53% verificados na temporada passada.

No Brasil haverá uma queda de 233 mil vagas verificadas em 2013 para 209 mil vagas em 2014.

Leia mais
Passageiros que recebem de 2 a 4 salários mínimos estão entre os que mais viajam de avião em Cuiabá
Multa por ultrapassagem perigosa chega a quase R$ 2 mil após reajuste; atualizada

"As contratações irão acompanhar o ritmo baixo de desempenho da economia, sendo que, 70% das contratações temporárias serão para o setor varejista e os outros 30% para o setor de agronegócio e indústria. O comércio varejista irá oportunizar milhares de vagas para a população, a garantia de efetivação do emprego dependerá exclusivamente da capacidade profissional, uma vez que, o comércio tem sentido dificuldade de encontrar pessoas qualificadas", declara o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL-Cuiabá), Paulo Gasparoto.

Segundo a CDL-Cuiabá, o pico de admissões temporárias será em novembro, cuja estimativa é efetivar 38% das 818 vagas abertas. As contratações tiveram início em outubro.

No setor varejista 46% das vagas são ofertadas para vendedores e balconistas, 28% para a função de caixa, 24% garçom, 15% para repositor, 10% para auxiliar de limpeza e 6% para ajudante de cozinha.
Imprimir