Imprimir

Notícias / Tecnologia

Evento apresenta pesquisas e novas tecnologias disponíveis para produtores

De Sinop - Alexandre Alves

 Produtores rurais e silvicultores da região Norte de Mato Grosso ficarão sabendo sobre as últimas pesquisas e tecnologias para os dois setores produtivos, neste sábado (8), no município de Guarantã do Norte (723 km de Cuiabá), em um evento realizado pela Embrapa, em parceria com a Famato e o Senar-MT.

As palestras acontecerão durante “IV Dia de Campo sobre Sistemas Produtivos Florestais em Mato Grosso”. Além das tecnologias disponíveis, serão explanados os resultados de pesquisas em andamento e informações sobre adequação ambiental e crédito rural. 

Leia mais
Escola Senai da Construção abre 120 vagas para curso técnico via Pronatec
Dow AgroSciences realiza treinamentos em MT visam disseminar boas práticas agrícolas

De acordo com a assessoria da Embrapa, serão quatro estações de campo com duas palestras em cada uma delas. Metade da programação será no campus do Instituto Federal de Mao Grosso (IFMT), antigo Seminário Cavanis, e o restante na Fazenda Sinuelo, onde a Embrapa realiza experimentos com espécies florestais e com restauração de reserva legal.

A primeira estação trará informações sobre a competição de espécies florestais, com base em resultado de pesquisas com o pau-de-balsa. Além disso, será discutida a produção agrícola entre linhas em povoamento jovem de pau-de-balsa e a relação destas culturas com a fertilidade do solo.

Em outra estação será demonstrada uma área de integração lavoura-pecuária-floresta com o componente florestal formado por eucalipto, mogno africano, pau-de-balsa e paricá (pinho cuiabano). Haverá ainda a demonstração de máquinas e equipamentos para plantio e manejo florestal.

Na Fazenda Sinuelo, o dia de campo terá continuidade com avaliação de um plantio comercial de pau-de-balsa e de paricá e de um experimento de restauração de reserva legal. Além disso, serão abordados o planejamento da propriedade rural ambientalmente adequada e as linhas de crédito disponíveis para plantios florestais.

Entre os palestrantes deste dia de campo estarão pesquisadores da Embrapa e profissionais de instituições parceiras, como a Empaer, Imea, Compensados São Francisco e Buritis Projetos Empresariais e Agropecuários.

As inscrições para o dia de campo são gratuitas e poderão ser feitas a partir das 7h30, no sábado, no barracão do IFMT.
Imprimir