Imprimir

Notícias / Agricultura

Ceasa de Mato Grosso irá reduzir gastos com aquisição de hortifrutis de outros Estados

Da Redação - Viviane Petroli

 Mato Grosso gasta hoje aproximadamente R$ 1 bilhão por ano com aquisição de hortifrutigranjeiros de outros Estados. A implantação da Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso S.A. (Ceasa-MT) no Estado além de minimizar tais custos, além de possibilitar a comercialização de produtos da Agricultura Familiar mato-grossense para Estados da Região Norte do Brasil. O projeto de quase 30 anos deverá ser inaugurado em três anos. Terreno onde o Ceasa-MT será construído está localizado na BR-163/364 na saída de Cuiabá para Rondonópolis.

O projeto do Ceasa-MT foi criado em 1986 e no ano seguinte um diagnóstico foi realizado apontando as deficiências e necessidades para se atender ao pequeno produtor mato-grossense. “A única diferença daquela época para hoje é que agora temos linhas de crédito”, comenta o presidente do Ceasa-MT, Baltazar Ulrich.

Segundo Ulrich, buscou-se nos Ceasas existentes no Brasil e até mesmo no exterior (Argentina, Chile, Uruguai, Itália e Grécia). “Queremos fazer um Ceasa logístico que abasteça a região Norte do país com produtos nossos. O modelo de administração adotado para o de Mato Grosso é concessão. A empresa vencedora já doou ao Estado uma área de 100 hectares e neste espaço esta empresa terá de construir 140 mil metros quadrados de área coberta, investindo cerca de R$ 150 milhões. O governo não terá de desembolsar nada”, explica.

Leia mais:
Contrato de concessão do Ceasa-MT é assinado; Operação deve iniciar em 2017
Sistema de Agricultura Familiar será criado envolvendo Intermat e Empaer

A concessão do Ceasa-MT é de 30 anos, podendo ser prorrogada por mais 15 anos. A vencedora do certame para administrar a Central de Abastecimento foi à empresa Ambiental Engenharia S.A.. O presidente do Ceasa-MT pontua que a empresa que detém a concessão deverá repassar 20% dos aluguéis dos espaços permissionário para a Central realizar a manutenção do local.

“A partir de abril iremos iniciar um trabalho com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) com o objetivo de capacitar e preparar o pequeno produtor para quando a Central ficar pronta”, diz Ulrich.

Projeto italiano

O projeto da Central é italiano e será utilizada tecnologia e sistema mecanizado para evitar perdas de produtos. Conforme o presidente do Ceasa-MT, hoje, se perde cerca de 35% dos produtos dentro de um Ceasa e a projeção para o de Mato Grosso é reduzir em 10% tal percentual.

A Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso S.A. estará distribuída em um pavilhão dos Centros de Distribuição, Grande Atacado, Pavilhão de Atípicos, Pavilhão do Banco de Caixas, Pavilhão do Mercado Livre do Produtor, Pavilhão do Mini Atacado, Pavilhão do Mercado das Flores e Pavilhão das Câmaras Climatizadas. “No pavilhão destinado ao pequeno produtor haverão 800 espaços permissionários que serão administrados pelo próprio Ceasa, ou seja, a empresa vencedora da concessão não irá administrar este pavilhão”.

O Ceasa-MT deverá gerar 3,5 mil empregos diretos e 8 mil indiretos. As projeções são de 40 mil pessoas circulando no local diariamente. “Queremos dotar o Estado de um Ceasa moderno e sem custo para o governo de Mato Grosso. Será uma Central informatizada de modo que o comprador saiba o que está sendo ofertado e o preço”, diz Ulrich.

A Central terá ainda um estacionamento privado com capacidade para 5 mil caminhões, podendo ser usado como ponto de descanso por motoristas de outros setores do transporte de cargas.

O projeto pode ser conhecido através dosite do Ceasa-MT.

Imprimir