Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Educação cooperativista será tema de debate internacional em Cuiabá na quinta

Da Redação - Viviane Petroli

 A educação cooperativista será tema da "Mesa Redonda Internacional: Educação Corporativa – Experiências Transformadoras e de Sustentação dos Empreendimentos Cooperativos" na próxima quinta-feira (09), em Cuiabá. Entre os participantes estão representantes dos Estados Unidos, Canadá e Espanha.

Segundo o Sistema OCB/MT, realizador do debate, o intuito da mesa redonda é a troca de experiências de ações empreendedoras que valorizem a educação, fortalecendo desta forma o cooperativismo.

Leia mais:
Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio em Cuiabá ocorre em maio
Semana da Água em Rondonópolis discutirá uso de recursos hídricos na área rural e industrial

A "Mesa Redonda Internacional: Educação Corporativa – Experiências Transformadoras e de Sustentação dos Empreendimentos Cooperativos" será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá das 09h às 12h e integra a programação do XXI SUECO - Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins - e do 2º Simpósio Internacional de Integração Cooperativista de Mato Grosso.

"Essa mesa redonda internacional é o resultante de um trabalho que começou há mais de 15 anos, com um sonho de formar a nossa gente, que vive o cooperativismo, mantendo os nossos princípios. A nossa empresa, a cooperativa, é diferente das demais, e precisamos de uma educação especializada, voltado para o nosso modelo econômico e esse debate, com especialistas no assunto, vindos de outros países e também do Brasil, vai proporcionar um avanço, ainda mais rápido, para a construção de nossa faculdade, com uma grade curricular voltada totalmente para o cooperativismo", destaca o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Conforme o Sistema OCB/MT, a Mesa Redonda será presidida pelo presidente da entidade Onofre Cezário de Souza Filho e moderada pelo especialista em cooperativismo mestre e professor Derli Schmidt, diretor da Escola Superior de Cooperativismo do Rio Grande do Sul (ESCOOP).

Entre os debatedores estão confirmados Claude-André Guillotte, diretor do Instituto de Pesquisa e Educação para as cooperativas e mutualidades da Universidade de Sherbrooke (IRECUS) – Quebéc (Canadá) e Fabio Ribas Chaddad professor pesquisador na University Of Missori - Columbia (EUA). Da Espanha participam Mikel Lezamiz, diretor de difusão cooperativista da Mondragón Corporación Cooperativa – MCC, e Jose Pérez, a Fundación Espriu, de Barcelona.
Imprimir