Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Sistema OCB/MT abre três turmas de MBA em Cooperativismo

Da Redação - Viviane Petroli

 Três novas turmas do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas foram abertas pela Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (Sistema OCB/MT). As aulas estão previstas para começar este mês em Cuiabá e em setembro para as turmas de Sinop e Primavera do Leste. O MBA em Cooperativismo já possui oito turmas em andamento, sendo a oitava com 150 inscritos para apenas 35 vagas.

Com as três novas turmas o curso de Pós-Graduação ofertado pelo Sistema OCB/MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop/MT) passará a ter 11 turmas. Nos dias 19 e 20 de junho será realizada a aula inaugural da 9ª turma em Cuiabá. Já nos dias 04 e 05 de setembro a aula inaugural da 10ª turma em Sinop e nos dias 24 e 25 de setembro da 11ª turma em Primavera do Leste.

Segundo o Sistema OCB/MT, atualmente em Mato Grosso 46,48% das pessoas em Mato Grosso estão ligadas de alguma forma ao cooperativismo, isso representa cerca de 1,4 milhões de mato-grossenses.

Leia mais:
Evento em Cuiabá visa construir rede de cooperativas do agronegócio
Mais de 46% dos mato-grossenses estão ligados a cooperativas, aponta OCB

“A educação cooperativista tem como proposta provocar transformações e ser alicerce de desenvolvimento sustentável econômico e social. O verbo de Mato Grosso é cooperar e isso não se faz sem uma educação”, destaca o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Aproximadamente 500 dirigentes, executivos e funcionários de cooperativas de Mato Grosso já participaram de cursos de Pós-Graduação voltados para o cooperativismo.

A ampliação das turmas, segundo o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, é decorrente a demanda de interessados no MBA. “Estamos ampliando e descentralizando o atendimento em virtude do alto índice de demanda. Para se ter uma ideia, a 8ª turma que está em andamento contou com 150 candidatos para 35 vagas, portanto ficaram mais de 120 pessoas sem serem atendidas”. Mazzotti salienta que já estão sendo, inclusive, planejadas novas turmas para regiões que ainda não receberam o curso. Ele pontua, ainda, que uma nova turma para Cuiabá a partir de janeiro de 2016 está em andamento.

De acordo com o Sistema OCB/MT, o Curso de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas conta com o apoio da ESCOOP (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara/RS).

O MBA é voltado para dirigente, empregados ou cooperados em cooperativas registradas e adimplente com o Sistema OCB/MT. Os cursos possuem valor subsidiado pelo SESCOOP/MT por meio de bolsa auxílio de 75% do custo total. Os demais 25% cabem a cooperativa a contrapartida, divididos em 16 parcelas.

Remanejamento

Conforme o Sistema OCB/MT, com a abertura de turmas em Sinop e Primavera do Leste foi realizado o remanejamento de pré-inscrições para a 9ª turma, que fica em Cuiabá. A 9ª turma do curso receberá alunos de Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Campos de Júlio, Cuiabá, Curvelândia, Diamantino, Nova Olímpia, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Várzea Grande.

Já a 10ª turma, que será em Sinop, receberá inscritos de Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Terra Nova do Norte, Vera. Enquanto a 11ª turma, que fica em Primavera do Leste, alunos de Barra das Garças, Campo Verde, Paranatinga, dos Parecis, Campos Verde, Marcelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis.

Interessados na pré-inscrição para as turmas de Sinop e Primavera do Leste podem encaminhar a Ficha de Matrícula assinada pelo presidente de sua cooperativa até a data de 12/06/2015 para o e-mail matriculas@sescoopmt.coop.br.
Imprimir