Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Governo reforça combate ao desmatamento ilegal no município de Colniza em audiência pública

Da Redação

Com objetivo em coibir a incidência de queimadas e reforçar ações de combate ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais na região Noroeste de Mato Grosso, será realizado, no município de Colniza (1.114 km de Cuiabá) nesta terça-feira (02) uma audiência pública com a participação do governador Pedro Taques para debater o assunto.

Leia mais: 
Busca por sistema ecológico de tratamento de esgoto cresce diante legislação ambiental 
Senar-MT lança aplicativo móvel com divulgação de cursos e programas

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente (Sema), o município de Colniza abriga em seu território quatro unidades de conservação que totalizam 324,8 mil hectares de áreas estaduais cobiçadas. E, para reverter a ideia de que a região seria ‘terra sem dono’, o governador juntamente com os secretários da Sema, Ana Luiza Peterlini e de Segurança Pública (Sesp), Mauro Zaque, irão participar da audiência que será realizado a partir das 13h no município.

Segundo dados de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o município de Colniza apresentou, entre janeiro e dezembro do ano passado, 14,5 mil hectares de áreas de desmate ilegal e 1,6 mil confirmação de queimadas.

Estarão presentes também na audiência, o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo; o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental, procurador Luiz Alberto Esteves Scaloppe; o prefeito de Colniza, João Assis Ramos; o presidente do Sindicato Rural do município, Milton de Souza Amorim; e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva.

A programação de evento visa à composição da mesa de autoridades que será às 14h. E, a assinatura do ‘Protocolo de intenção de redução de focos de calor’ com a Prefeitura Municipal é na finalização do evento, que esta prevista para às 17h30.

Imprimir