Imprimir

Notícias / Agricultura

Construção sustentável com madeira será tema de simpósio em Curitiba

Interact Comunicação

 Graças ao sucesso dos últimos eventos, a terceira edição do Simpósio Madeira & Construção já tem data confirmada: dias 13 e 14 de agosto de 2015, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema será “Construções Sustentáveis com Madeira de Florestas Plantadas” e a grande novidade desta edição é que o Simpósio vai contar com uma exposição de modelos de construção com madeira, assinada pelo renomado arquiteto Marcelo Aflalo. O evento também vai trazer oficinas e um concurso sobre edificações com madeira.

“Queremos abordar o tema de todas as formas possíveis, para apresentar aos participantes as soluções construtivas, as atualidades e a potencialidade do uso da madeira de florestas plantada na construção civil, bem como seus benefícios ambientais. Por isso, vamos trazer profissionais com ampla experiência na área”, destaca Carlos Mendes, diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre).

O objetivo do evento é estimular a utilização de fontes renováveis na construção civil, em especial a madeira tratada de florestas plantadas, divulgando as vantagens construtivas e os benefícios da utilização. De acordo com Mendes, diversos países ao redor do mundo já adotaram a madeira como principal matéria prima para a construção, justamente por se tratar de um bem renovável.

“No Brasil, ainda falta uma ampla divulgação sobre o tema, o que impede a evolução do setor. Esse encontro certamente vai ajudar a quebrar alguns paradigmas. Vamos mostrar, entre outras coisas, as tecnologias existentes para a construção com madeira”, adianta Carlos Mendes.

O 3º Simpósio Madeira & Construção é uma iniciativa da Apre, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e empresas florestais do Paraná e Santa Catarina. Para saber mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento: http://www.expomadeira.com.br/
Imprimir