Imprimir

Notícias / Pecuária

Exportações de carne de Mato Grosso caem após ‘recuo’ de Rússia e Venezuela

De Sinop - Alexandre Alves

 As exportações de carne bovina de Mato Grosso caíram 11,6% no mês de maio, em relação a abril, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O volume embarcado somou 23,4 mil Toneladas de Equivalente Carcaça (TEC). Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 5,7%.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o recuo nas vendas ao exterior ocorreu devido à redução das compras por grandes compradores, como Rússia e Venezuela, que diminuíram suas importações em 46,3% e 49,5%, respectivamente.

Leia também:
Mato Grosso deve confinar 24% a mais de gado em relação a 2014
Famato pede prorrogação para entrega de comunicação de vacinação 

A venda de carne mato-grossense só não foi pior devido ao aumento expressivo nas negociações com alguns países do Oriente Médio. Em relação a abril, o Egito, que aumentou em 165% suas importações, passou a ser o maior comprador com 5,78 mil TEC, seguido pelo Irã, com 3,38 mil TEC.

Assim, a queda expressiva nas compras por parte de Rússia e Venezuela foi, em partes, amenizada pela mudança no destino da carne de Mato Grosso no mês de maio. A expectativa dos pecuaristas e da indústria frigorífica é de que a abertura de mais mercados à carne brasileira possibilite uma reação nas exportações.

No acumulado do ano, Mato Grosso já embarcou 88,1 mil TEC, registrando aumento de 19,06% em relação ao período de janeiro e maio de 2014. Os embarques mato-grossenses ficam atrás apenas do Estado de São Paulo, que enviou ao exterior, nos cinco primeiros meses de 2015, pouco mais de 121 mil TEC.
Imprimir