Imprimir

Notícias / Política

Parlamentares instalam no Congresso frente mista de apoio à ovinocaprinocultura

De Sinop - Alexandre Alves

 Deputados e senadores instalaram, nesta quarta-feira (17), em Brasília, a Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura, ou a “Frente Ovino”. O objetivo será criar e apoiar as políticas públicas e ações privadas que promovam a melhoria do setor. O presidente da frente é o deputado Giovani Cherini (PDT-RS). Também integram a diretoria os deputados Valdir Colatto (PMDB/SC) e Weverton Rocha (PDT/MA), nos cargos de vice-presidente e secretário, respectivamente.

Leia mais:
Encontro de suinocultores debaterá Peste Suína Clássica em MT
Frigorífico de frango em Mato Grosso será comprado pelo grupo JBS

Cherini argumenta que, apesar de ser uma atividade relativamente forte, com rebanho de 26 milhões de cabeças (17 milhões de ovinos e 10,4 milhões de caprinos), abrangendo 650 mil produtores, a ovinocaprinocultura não tem nem cadeia produtiva estruturada, o que limita e até desestimula o setor.

“É um setor muito rentável para o produtor, mas completamente esquecido pelo governo. Não tem escala para abates, nem frigoríficos, preços mínimos, políticas públicas, financiamentos. Queremos lançar ações que fortaleçam a atividade e a ideia é trabalhar por busca de incentivos, diminuição de impostos, linhas de crédito específicas, entre outras”, comentou o presidente, por meio da assessoria.

A Frente Ovino já conta com a participação de 228 parlamentares. A instalação foi articulada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), cujo presidente é Paulo Afonso Schwab. O lançamento ocorreu na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), seguido de um almoço oferecido pela Arco. O prato principal, lógico, foi à base de carne de ovinos.
Imprimir