Imprimir

Notícias / Emprego

Para reforçar renda familiar, jovens pressionam mercado de trabalho

G1

Em busca de reforço para a renda familiar, jovens brasileiros que não trabalhavam nem procuravam por emprego passaram a disputar vagas com aqueles que já estavam no mercado. A população denominada “não economicamente ativa”, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divulga os indicadores de emprego do país, está retornando ou ingressando no mercado, levando a taxa de desocupação de jovens de 18 a 24 anos subir de 12,9% para 18,5% em um ano, apontou o IBGE.

“Falta condição financeira. Está ruim a da minha família e a minha também. Resolvi vir atrás de trabalho”, explicou Paulo Fernando Vitalino, de 23 anos, que na sexta-feira (21) buscava uma oportunidade no posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho, no Centro do Rio de Janeiro.

O morador de Cordovil, na Zona Norte do Rio de Janeiro, procura uma oportunidade na área de refrigeração, após completar um curso de especialização, e garantiu que “a situação está mais difícil”. Vitalino não trabalha há cinco anos e só tem uma anotação de emprego na carteira de trabalho.

Fernando Vitalino é parte de um movimento que está se tornando mais comum. De acordo com Adriana Beringuy, técnica de rendimento e trabalho do órgão, a intensificação da entrada dos jovens no mercado de trabalho vista nos últimos meses pode estar associada à queda da renda do trabalhador, que recuou pelo sexto mês consecutivo em julho de 2015, "encolhendo" 2,4% em um ano. Com mais gente procurando trabalho, o desemprego do país em julho subiu a 7,5% e registrou a maior taxa para o mês desde 2009, quando ficou em 8%.

“A gente sabe que a redução da renda do trabalho pode trazer impacto na renda do domicílio com um todo. Começa a haver uma necessidade de pessoas que antes não faziam parte da composição do rendimento, agora buscam justamente trabalho para suprir essa necessidade de manutenção de rendimento, que vem diminuindo nesses últimos meses”, analisou.

Com o ensino médio completo, Jennifer Oliveira, de 24 anos, era outra jovem à procura de uma vaga no posto de atendimento do Sine-RJ. Ela mora com os pais, no Jardim América, Subúrbio do Rio, nunca trabalhou, mas busca emprego porque os pais “precisam de ajuda financeira”, contou.

“Eu tive um bebê e ele nasceu com uma complicação de saúde. Então, não poderia no momento. Eu fiquei três anos afastada de procurar emprego por causa dele, porque ficou doente, teve vários problemas de saúde. Agora que ele está na escola, está melhorzinho, estou à procura de emprego para ajudar lá em casa, para ajudar meus pais”, relatou a jovem, que conseguiu uma entrevista, na ocasião, para a área de telemarketing.

A pressão dos jovens no mercado de trabalho também ocorre através daqueles que desejam uma oportunidade melhor. Wallace de Oliveira, de 20 anos, está desempregado há duas semanas, e busca um emprego de auxiliar de serviços gerais ou auxiliar de cozinha.

Antes empregado em um shopping center, o jovem, que mora com a esposa e o enteado, informou que pediu para o empregador dispensá-lo, após ficar doente.

“Eu tinha ficado um pouco doente, aí eu melhorei agora, pedi para dar baixa porque eu trabalhava no shopping e era um pouco puxado. A carga horária, eu trabalhava um dia sim e um dia não, às vezes eu tinha que dobrar, entendeu?”, explicou ele, que saiu animado do posto, após conseguir uma entrevista. “Esse [novo trabalho] é de 6h às 14h, de segunda a sábado, tenho pelo menos um domingo para ter um lazer”, completou.

Desemprego entre adultos

Outro grupo de idade que pressionou a taxa de desemprego em julho foi o dos adultos de 25 a 39 anos. A taxa de desocupação desse grupo passou de 3,8% em julho de 2015 para 6,2%, para o mesmo mês em 2015.

Para o pintor industrial Alexandro Guimarães, de 34 anos, a crise na indústria foi a principal responsável pelo o desemprego que enfrenta há dois meses. Ele, no entanto, para não ficar sem renda, busca oportunidades em outras áreas.

“Na minha área está meio difícil, esse problema aí de Lava Jato, de rombo, de roubo, de tudo mais, na área da pintura está meio brabo. Mas como eu tenho outras áreas, eu procuro sempre outras áreas”, disse ele, que conseguiu uma entrevista para auxiliar de serviços gerais. “Estou animado. Vou lá fazer entrevista e ver o bicho que vai dar”.

Vagas no RJ

Segundo o Sine-RJ, há 1.485 vagas disponíveis nesta semana em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, com salários que chegam a R$ 5.516. Para portadores de necessidades especiais, a Setrab informou que que há 148 oportunidades.

Entre elas, 90 para alimentador de linha de produção, 20 para ajudante de motorista e 20 para vendedor do comércio varejista. “Há ainda oportunidade para faxineiro, lavador de veículos, repositor de mercadoria e vendedor de domicílio”, informou, em nota.

Já na Região Metropolitana, são disponibilizadas 1.242 vagas. Destas, 289 são para atendente de lanchonete, 124 vagas para operador de caixa, 55 para promotor de vendas, 50 para manicure, 30 para atendente de lojas e mercados, 27 para faxineiro, entre outras.

As inscrições podem ser feitas no postos do Sine/Setrab ou através do site: maisemprego.mte.gov.br. Para realizar a inscrição, é preciso estar munido de carteira de trabalho, PIS/NIT/Pasep e CPF. Caso o trabalhador não tenha registro de PIS/Pasep, o sistema gerará um número de identificação s ocial (NIS/NIT) no final do cadastro, informou o Ministério de Trabalho e Emprego.

Imprimir