Imprimir

Notícias / Capacitação

Empaer cria apiários-escolas para capacitar agricultores familiares

Da Redação - Viviane Petroli

 A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) irá criar apiários-escolas nas Estações e Campos Experimentais da empresa. O objetivo é capacitar os produtores de mel, bem como apresentar novas tecnologias de produção.

Em 2014 Mato Grosso produziu 471 toneladas de mel, segundo levantamento da Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2014, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 08 de outubro.

O biólogo da Empaer, João Bosco Pereira, destaca ser fundamental o treinamento dos agricultores para que eles conheçam o manejo ideal da atividade. De acordo com o especialista, uma colmeia produz em média 30 quilos de mel por ano, podendo duplicar como na região do Pantanal, onde se atinge 60 quilos de mel por ano.

Leia mais:
Produção de girassol pode subir 19,2% em Mato Grosso, enquanto arroz cai até 3,5%

Hoje, o quilo do mel é comercializado em Mato Grosso a R$ 20 o quilo.

De acordo com a Empaer, para registrar uma boa produtividade é necessário que o apiário tenham abelhas rainhas jovens com idade máxima de dois anos. A Empaer revela, ainda, que um bom "pasto" apícola produz em média três mil ovos/dia e possui uma população de 80 mil abelhas operárias por colmeia.

Durante a qualificação os agricultores familiares serão treinados na atividade com orientações teóricas e práticas sobre a criação de abelhas africanizadas (Apis mellifera). No apiário-escola serão apresentadas inovações, como a instalação de colmeias nos galhos de árvores, suspensas a uma altura de dois metros do chão, penduradas por arame, evitando assim a ação de predadores como formigas.

“A abelha é o animal que mais mata, para evitar maiores problemas é necessário orientações e informações sobre o manejo”, salienta o biólogo da Empaer.

Conforme a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, serão implantados apiários-escolas nos Campos Experimentais dos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Juína, Tangará da Serra, Acorizal, São José dos Quatro Marcos e nas Estações de Pesquisa e Fomento de Cáceres e Sinop.
Imprimir