Imprimir

Notícias / Emprego

Cuiabá registra mais de 15 mil pedidos de entrada de seguro-desemprego

Da Redação - Viviane Petroli

Mais de 15 mil pessoas solicitaram junto ao Sine Municipal de Cuiabá o seguro-desemprego em 2015. Julho (1.759) e agosto (1.804) foram os meses mais procurados pelos cuiabanos para pedir o benefício. As informações são da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá.

Os 15 mil requerimentos correspondem a 2,58% da população de Cuiabá estimada em 580.489 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o ano passado.

Em 2015, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, mais de 8 milhões de trabalhadores deram entrada no seguro-desemprego no Brasil, dos quais 1.925.298 possuíam média salarial tendo o direito de receber a parcela máxima do benefício de R$ 1.385,91. Já 670.801 trabalhadores tiveram direito ao piso do benefício equivalente ao salário mínimo.

Leia mais:
Vendas no comércio em Mato Grosso recuam 10,2% em novembro; no Brasil 7,8%

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cadeg), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam que em Cuiabá 5.204 demissões a mais que contratações haviam sido realizadas até novembro. A construção civil (3.591) era o setor com mais desligamentos, seguido do comércio com 1.940 e indústria da transformação com 1.676. No acumulado dos 12 meses o número chegava a 7.684.

Conforme o secretário Municipal de Trabalho, Domingos Sávio, o volume de solicitações de seguro-desemprego em Cuiabá é preocupante. Ele destaca que os números são resultados da falta de qualificação aliada a crise econômica.

Domingos Sávio pontua que o município, por meio do Qualificar Cuiabá, captação de vagas e Pró-Cuiabá, vem reforçando as políticas de geração de emprego.

“Mesmo após a alteração das regras para a solicitação do benefício, muitos acabaram deixando o mercado de trabalho. Para tentar melhorar a situação, iniciamos os cursos de qualificação [cadastro reserva], e só este mês teremos mais de mil pessoas se preparando nas áreas de dicção e oratória, gestão pública, informática, secretariado, recursos humanos e idiomas, como inglês e espanhol”, declara o secretário.

Solicitação

Para solicitar o benefício é preciso que o trabalhador comprove ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 18 meses, no caso daqueles que estão buscando pela primeira vez. Já o trabalhador que solicita pela segunda vez são necessários 12 meses de carteira assinada, enquanto para os que buscam pela terceira vez ou mais nove meses.
Imprimir