Imprimir

Notícias / Gastronomia

Hortaliças e frutas garantem alimentação saudável no Carnaval

Paula Rodrigues/Embrapa Hortaliças

O consumo de hortaliças é requisito para uma dieta saudável em todos os dias do ano, principalmente porque elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e outros compostos bioativos que previnem doenças crônicas, obesidade, problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve consumir, no mínimo, 400 gramas de frutas e hortaliças por dia para garantir o aporte de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar. Porém, em situações de alto gasto energético, como o período das festas do Carnaval, uma dieta rica em frutas e hortaliças apresenta ainda mais vantagens ao contribuir para a reposição de nutrientes, para a desintoxicação do organismo e para uma alimentação de fácil digestão.

"As receitas com hortaliças são leves, principalmente os sucos, que podem substituir refrigerantes e repor os sais minerais perdidos na transpiração", sugere a pesquisadora Milza Lana, da área de pós-colheita da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF). Outra dica é incluir as hortaliças em pratos preparados habitualmente, como arroz e farofa, que sempre acompanham o tradicional churrasco nos dias de feriado. "Adicionar hortaliças como cenoura, tomate, vagem, abóbora, entre outras, tornam as receitas mais saborosas e saudáveis", comenta.

A pesquisadora idealizou o site Hortaliças na Web, que busca promover o consumo desses alimentos por meio de dicas que ensinam como preparar diversas receitas à base de hortaliças. "Além de saladas e sucos, é possível aproveitar hortaliças em sopas, tortas, bolos e sanduíches. Como a proposta é incentivar o consumo desses alimentos pela população brasileira, as receitas são práticas, de baixo custo e nutritivas", comenta Milza ao destacar que as hortaliças podem ser incluídas em todas as refeições, do café da manhã ao jantar.

O site reúne cerca de 150 receitas preparadas com hortaliças e há um mecanismo de busca para os usuários filtrarem as receitas de acordo com os alimentos de sua preferência. Outra proposta é contribuir para a redução do desperdício de alimento e para economia do consumidor, com dicas de como escolher as hortaliças e como conservá-las para maior durabilidade. "Ao comprar, no mercado, o consumidor deve evitar o excessivo manuseio das hortaliças que são delicadas e muito perecíveis. Em casa, deve armazenar corretamente para que elas não estraguem antes da hora nem percam a qualidade nutricional", aconselha Milza.
Imprimir