Imprimir

Notícias / Logística

Concessão da BR-163 entre Mato Grosso e Pará será debatida em Guarantã do Norte

Da Redação - Viviane Petroli

A concessão de 976 quilômetros da BR-163 entre Sinop e Miritituba, no Pará, será discutida no próximo dia 31 de março em Guarantã do Norte. A audiência pública, que contará com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, foi anunciada na última segunda-feira, 14 de março, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Guilherme Maluf. O leilão para a concessão da BR-163/230 entre Mato Grosso e Pará será em setembro.

Conforme o Agro Olhar já comentou, o trecho a ser concedido para a iniciativa privada possui 976 quilômetros, no trecho da BR-163 do entroncamento com a MT-220 até o entroncamento com a BR-230(A); e da BR-230 do entroncamento com a BR-163(B) (Campo Verde/PA) até Miritituba/PA.

Leia mais:
Leilão para concessão da BR-163/230 entre Mato Grosso e Pará será em setembro

A concessão para a exploração das duas BRs que ligam Mato Grosso e o Pará é de 30 anos. Durante esse período a Concessionária vencedora do certame deverá realizar serviços de infraestrutura e de prestação de serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias, pavimentação, ampliação de capacidade e manutenção no trecho.

A concessão envolverá 12 municípios entre Mato Grosso e o Pará. Em Mato Grosso abrangerá os municípios de Sinop, Cláudia, Guarantã do Norte, Itaúba, Matupá, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. Já no Pará compreenderá os municípios de Altamira, Itaituba, Novo Progresso e Trairão.

Estão previstos investimentos na ordem de R$ 6,51 bilhões no trecho.

A Audiência Pública foi requerida pelo deputado estadual Pedro Satélite. De acordo com Guilherme Maluf, recentemente ele e Satélite estiveram em Brasília (DF) para discutir o requerimento do debate com o senador Wellington Fagundes.

Maluf salienta que a Audiência Pública irá orientar a concessão do trecho em questão que hoje é uma das principais rotas de escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso. "É uma região economicamente importante, que necessita dessas intervenções para que a estrada possa ser trafegável plenamente durante todo o ano".

Autor do requerimento de Audiência Pública, o deputado estadual Pedro Satélite afirma ser de suma importância discutir com a sociedade a questão. “A população mato-grossense merece receber um serviço de qualidade e estaremos pleiteando isso junto a todas as esferas de governo”.

Conforme Satélite, o evento em Guarantã do Norte será a continuidade de uma reunião que ocorre em Brasília nesta quarta-feira, 16 de março, no Senado Federal.
Imprimir