Imprimir

Notícias / Política

Segurança em propriedades rurais é discutida entre Governo e setor produtivo

Da Redação - Viviane Petroli

As constantes invasões às propriedades rurais em Mato Grosso a até mesmo unidades de conservação foram pauta de encontro entre o governador Pedro Taques e o setor produtivo do Estado. Segundo produtores, a situação tem criado no segmento um clima de insegurança, principalmente na região Norte.

A reunião que contou com a presença de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), sindicatos rurais e produtores ocorreu na quarta-feira, 6, no gabinete do governador e ainda contou com a presença do  secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas.

Leia mais:
Produtores de Mato Grosso repudiam incitação de invasão de secretário da Contag

Outro ponto discutido na ocasião foi quanto a regularização fundiária nas propriedades de Mato Grosso.

Os produtores rurais relataram ao governador e ao secretário diversos incidentes de invasões de terras produtivas e até mesmo unidades de conservação em diversas regiões do Estado, principalmente na região Norte.

Taques repassou para Rogers Jarbas os encaminhamentos dos produtores, que irá debater as questões em conjunto com a Secretaria Adjunta de Inteligência.

Recentemente o setor produtivo mato-grossenses repudiou a incitação de invasão de latifúndios no Brasil caso a regularização de terra para assentamentos não avance. A incitação partiu do secretário de finanças e administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, no último dia 1º de abril, durante cerimônia em que a presidente Dilma Rousseff assinou atos que autorizam a regularização de áreas rurais para a reforma agrária e para comunidades quilombolas.

Além das invasões, as propriedades rurais em Mato Grosso têm sofrido com constantes roubos e furtos de insumos.
Imprimir