Imprimir

Notícias / Agronegócio

Brasil e Argentina reforçam parceria para elevar exportações e liderar no Mercosul

Da Redação - Viviane Petroli

Brasil e Argentina reforçaram parceria. Os dois países concluíram que devem se unir para liderar o Mercosul e ampliar o espaço comercial no mundo, bem como entre si. O Brasil tem como meta atingir 10% do mercado internacional em cinco anos.

A ampliação do espaço comercial foi debatida entre os ministros Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Ricardo Buryaile (Agroindústria da Argentina), na última quinta-feira, 04 de agosto. O encontro entre os dois ministros ocorreu em Buenos Aires.

Leia mais:
Mato Grosso tem dois frigoríficos habilitados para exportar aos EUA

Durante o encontro Blairo Maggi fez uma apresentação da conjuntura da agricultura brasileira para um grupo de empresários brasileiros e argentinos. Na ocasião o ministro brasileiro destacou que os dois países são parceiros estratégicos, embora reconheça que haja competições regionais.

Conforme Maggi, o Brasil e a Argentina são grandes exportadores mundiais de alimentos e, juntos, poderão ter mais força nas negociações internacionais.

Na visão de Blairo Maggi, a parceria entre Brasil e Argentina auxiliará nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia que há anos se arrastam.

O ministro argentino, Ricardo Buryaile, afirmou que Brasil e Argentina são sócios estratégicos e que a união dos dois é uma necessidade.

Outro ponto discutido entre os ministros foi a questão fitossanitária. Buryaile pontuou que as questões fitossanitárias entre os dois países devem ser colocadas de forma clara. O ministro argentino rejeitou, por exemplo, o uso de barreiras sanitárias para impedir a exportação de produtos agropecuários quando a questão é apenas política.
Imprimir