Imprimir

Notícias / Geral

Ministro do Supremo recebe governador e parlamentares para discutir Suiá-Missú

Da Redação - Lucas Bólico

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski receberá o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), e a comissão parlamentar composta pelo senador Cidinho (PR) e pelo presidente da comissão externa montada para discutir a desintrusão de não-índios da demarcação indígena de Marãiwatsédé, deputado federal Wellington Fagundes (PR).

O encontro, que havia sido cancelado ontem, agora acontecerá no intervalo da sessão de hoje do STF. A informação foi confirmada pela assessoria de Wellington.

Os políticos de Mato Grosso tentam reverter a decisão do Supremo que determinou a saída de não-índios da área. Lewandowski é o novo relator do processo. Ele assumiu após a redistribuição feita com a aposentadoria de Ayres Britto.

De acordo com o governo do Estado, a área de Suiá-Missú não é originária dos índios xavantes. Para sustentar esse argumento, os contrários à desintrusão se apoiam nos depoimentos de indígenas e em documentos do órgão federal que precedeu a Fundação Nacional dos Índios (Funai), o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), que declarou, à época, que a área não era de interesse indígena.
Foto: Lucas Bólico

Não-índios se apegam a decisão política para evitar despejo previsto para começar dia 6 de dezembro

Imprimir