Imprimir

Notícias / Agricultura

Chuva causa alta umidade na soja e armazéns pedem que produtores esperem para colher em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

A alta umidade presente na soja tem levado armazéns em Mato Grosso a aconselharem os produtores a esperarem para colher. Especialistas no setor meteorológico revelam que entre os dias 13 e 18 de fevereiro espera-se muita chuva no Estado e até mesmo alguns dias de tempo fechado, a chamada invernada.

O limite máximo de umidade aconselhado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) no grão de soja para armazenagem é 14%. Conforme o gerente da Cooperativa Agropecuária Terra Viva (Cooavil), em Sorriso, Anderson Oro, os grãos que chegam com até 17% são descarregados, porém antes de seguirem para os armazéns passam pela secagem.

Leia mais:
Irregularidade de chuva torna-se preocupação dos produtores de soja em Mato Grosso; La Niña finalizando

“Chegamos a ter problemas de três a quatro dias com soja úmida. Porém a cerca de 10 dias não temos registros, pois chove e logo abre o sol”, comenta Anderson. Questionado sobre recusa de cargas ele informou ao Agro Olhar que não houve, pois os armazéns estão aconselhando aos produtores “esperarem um pouco para entrar com as máquinas nas lavouras assim que a chuva cessa”.

O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, comenta que de fato as chuvas estão atrapalhando os trabalhos de colheita da soja e do plantio do milho safrinha. "Contudo, nesses últimos 10 dias as chuvas estão muito na forma de pancadas e isso tem permitido que os produtores consigam ir a campo, pelo menos algumas horas do dia. E, isso tem ajudado muito a retirar boa parte da soja do campo", comentou ao Agro Olhar.

Na semana passada a colheita da soja em Mato Grosso atingiu 30,63% da área, enquanto a semeadura do milho safrinha ou 2ª safra 26,69%.

De acordo com Marco Antônio, os próximos dias serão ainda marcados por chuvas quase que diárias em todo o Mato Grosso, porém continuam no padrão de chuvas irregulares. "Isso permitirá que os trabalhos de colheita e plantio continuem avançando em todo o Estado, mas não ao longo de todo o dia, pois essas pancadas irão gerar paralisações momentâneas. Vale ressaltar que entre os dias 13 e 18 de fevereiro esperasse muita chuva no Estado, com até mesmo alguns dias de tempo bastante fechado e chuvoso, a tal invernada".
Imprimir