Imprimir

Notícias / Agronegócio

Holanda vai reavaliar resistência a produtos brasileiros, diz ministra após visita de Novacki

Da Redação - Lázaro Thor Borges

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, ouviu da diretora geral de Agricultura da Holanda, Marjolijn Sonnema que o governo Holandês pretende reavaliar a resistência do país em relação a pleitos brasileiros, principalmente após a repercussão da Operação Carne Fraca.

Leia mais:
Com investimento de R$ 9,1 milhões, Sinfra restaura 60 km da rodovia MT-251


A visita à Holanda, que se encerrou nesta quinta-feira (01), teve como um dos objetivos diminuir os efeitos negativos da operação policial, que investigava pagamento de propina de empresários e donos de frigoríficos a funcionários do MAPA.  Na pauta de exportações da Holanda para o Brasil, se destacam carnes de frango e de peru industrializadas além de bovina in natura.

Novacki informou que será criado um grupo de acompanhamento para monitorar avanços na relação entre os dois países. Em contrapartida, o MAPA se comprometeu em atender expectativas holandesas e que encaminhará missão técnica à Holanda, na primeira semana de julho, para avaliar o sistema de controle sanitário, com vistas à importação de carne de vitelo.

Em Roterdã, em encontro com autoridades do porto, o maior e mais moderno da Europa, Novacki informou sobre  estudos realizados pela Embrapa Logística, que deverão orientar novos investimentos em infraestrutura para escoamento da safra brasileira.

“A utilização de portos mais ao norte do Brasil se revela mais interessante para reduzir custos de produção na relação com boa parte dos países com os quais temos relações comerciais”, explicou o secretário. Segundo ele, há interesse em intensificar parcerias de investimentos nesse setor. A empresa que administra Roterdã já é parceria em projetos no Espírito Santo e no Ceará.

René Van Der Plas, principal executivo do Porto de Roterdã, que tem como principais acionistas o governo holandês e a prefeitura de Roterdã, falou do "imenso potencial de investimentos que o Brasil representa".Em novembro, deverá ser realizado no país evento de promoção dos produtos brasileiros, que contará com comitiva do agronegócio, liderada por Novacki.

Próximo destino

Novacki  chega ainda hoje à França e vai depois à Polônia, em missão oficial. O esforço de negociação com países importadores visa atingir a meta traçada pelo ministro Blairo Maggi de ampliar a participação brasileira no agronegócio mundial dos 7% atuais para 10% em cinco anos. Maggi encerrou recentemente viagem ao Oriente Médio, que incluiu Kuwait, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.
Imprimir