Imprimir

Notícias / Economia

Descoberta de manganês em Mato Grosso pode beneficiar indústria metalúrgica e de fertilizantes

Da Redação - Lázaro Thor Borges

A descoberta de manganês em Mato Grosso pode acender alguns setores da economia no Estado, é o que revela um informe técnico elaborado pela equipe especializada da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CRPM). O minério foi encontrado por pesquisadores do órgão no município de Comodoro (640 km de Cuiabá), durante o mapeamento de campo do Projeto Novas Fronteiras, no sudeste de Rondônia. 


Leia mais:
Cuiabanos criam primeira plataforma de orçamentos do Estado; serviço reduz espera pela metade


De acordo com a Companhia, o material é de aplicação rentável principalmente na produção de aços especiais, devido às suas propriedades como fixador de enxofre, desoxidante, e na fabricação de ligas metálicas. Além disso é usado na produção de ligas de alumínio. 

Assim, sua extração poderá beneficiar o setor da construção civil na região. Os pesquisadores do CRPM também apontaram para a possibilidade de aplicação do manganês na indústria de fertilizantes.

O documento foi publicado em março pela CRPM. Até o momento a produção do manganês em Mato Grosso é consedeirada baixa, apesar do minério já ter sido encontrato em outras regiões do estado. Em contrapartida, o Mato Grosso do Sul é um dos líderes da produção nacional, com 14,6% do total produzido no país.

No texto assinado pelos pesquisadores Lívio W. C. Corrêa, Carlos E. S. de Oliveira, Guilherme F. da Silva e Thyago de J. Ribeiro, destaca-se que o minério foi encontrado em ao pé de uma serra em Comodoro. “O indício está localizado na fazenda São Mateus, aproximadamente 30 km a oeste da sede do município de Comodoro, no Estado de Mato Grosso”, afirma. 

Imprimir